CURIOSIDADE
Passo esta semana na calorenta Flórida, EUA, movido pela curiosidade e outras coisas mais. Quero observar - in loco - os efeitos e o quanto é visível a crise que abalou as economias do mundo mais desenvolvido.
AR CONDICIONADO
O Estado da Flórida, cuja atração turística é impressionante, se consagrou mundialmente depois da descoberta do ar condicionado. Foi a partir daí que foram construídos os maiores parques de diversão, que atraem gente do mundo todo.
FORÇA DO COMÉRCIO
Além dos parques temáticos que tem o poder de atrair a família toda, o comércio já se destaca como outro fantástico produto turístico. Por toda a região de Orlando, centro do Estado, dezenas de shoppings e outlets fazem a festa de quem procura mercadorias a preços baixos.
COMPRAS
Hoje, a minha convicção é de que as compras são as maiores responsáveis pela viagem de brasileiros à Flórida. Os parques ficaram para segundo plano, embora ainda justifiquem a razão da escolha pela região.
CARGA TRIBUTÁRIA
Considerando este lado extremamente vantajoso do comércio, muita gente prefere comprar na Flórida simplesmente porque a nossa carga tributária é escandalosa. Se os produtos são praticamente os mesmos que existem no Brasil, a diferença está no valor que se paga. Em termos gerais, para o consumidor, as mercadorias custam metade do preço praticado no país de Lula.
NORMAL
Se o mercado imobiliário é aquele que mais está sofrendo, porque o surto de construções foi acima do normal, o lado turístico não mostra vestígios de preocupação. Vôos lotados, hotéis idem. E as locadoras de veículos não demonstram preocupação ou desespero.
INFRA-ESTRUTURA
O fato é que o mundo todo continua prestigiando os EUA. Pelo menos na Flórida, onde todas as nacionalidades estão presentes, com muito sorriso no rosto. Um detalhe: não se ouve qualquer comentário depreciativo quanto à infra-estrutura apresentada. A qualidade é tão visível quanto a inteligência aplicada em toda a sua extensão.