MAIS DO QUE SABIDO
Mais do que sabido, comprovado e repetido constantemente por este editor, o crônico e espantoso DÉFICIT NAS CONTAS PÚBLICAS da União, Estados e Municípios tem como principal (não o único) responsável o espetacular ROMBO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, notadamente aquela que atende aos funcionários públicos (civis e militares), considerados, pelos privilégios que recebem, como brasileiros de PRIMEIRA CLASSE.
MONSTRENGO
Pois, passadas apenas 72 horas do anúncio das propostas, que tinham a intenção de apenas melhorar (não resolver) as contas das duas deficitárias PREVIDÊNCIAS (RGPS e RPPS), o que mais aconteceu neste curto espaço de tempo foi uma brutal desfiguração do projeto. Ou seja, antes mesmo de ser discutido já virou um monstrengo. Pode?
IDADE MÍNIMA
Primeiramente, de forma inexplicável, o militares ficaram de fora da proposta; uma dia após, o governo tirou os bombeiros e policiais civis, como comentei ontem. Pois, ontem, antes de dormir, fiquei sabendo que o governo está prestes a reduzir a idade mínima e máxima para 65 anos. Pode?
TERCEIRA CLASSE
Ora, do jeito que as coisas estão rapidamente se desenhando, isto bem antes das corporações apresentarem suas sempre comuns e atrasadas resistências, não se equivoca quem acredite que este projeto de REFORMA DA PREVIDÊNCIA foi apresentado com um único propósito: atingir apenas os contribuintes do INSS, que deverão desembarcar da humilhante SEGUNDA CLASSE para embarcar na TERCEIRA CLASSE DE BRASILEIROS.
DOIS ABISMOS
Fantástico, não? Pois é. O fato é que estamos caminhando a passos largos para tornar o nosso INJUSTO BRASIL em algo ainda mais CRUEL. Caso seja aprovado assim como já está, o que é pouco provável pois há espaço para piorar ainda mais, o monstrengo vai produzir dois enormes abismos: 1- um CAOS ainda maior nas contas públicas; e, 2- uma INJUSTIÇA SOCIAL sem precedentes. Que tal?
PORTO ALEGRE
Mudando de assunto, aproveito para registrar os meus sinceros cumprimentos ao novo prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, ao anunciar, na manhã de hoje, cortes de 14 secretarias e órgãos da prefeitura do município. Tomara que consiga reduzir ao máximo a máquina pública municipal e conceda serviços eficientes e de acordo com os anseios de seus eleitores.