TODOS INOCENTES
Ontem, tão logo o ministro do STF, Edson Fachin, divulgou a lista de políticos e autoridades que foram delatados pelos dirigentes da Odebrecht, aconteceu o que já era esperado: todos os 76 denunciados na megadelação, que dá início ao processo de investigação, correram para dizer que são INOCENTES.
RECUPERAR A MEMÓRIA
Vale lembrar que todos aqueles que se dispuseram a fazer delações, tão logo foram presos, também diziam, com o peito bem estufado, e em voz alta, que eram INOCENTES e que isto seria provado na Justiça. Pelo visto, a prisão daqueles delatores serviu como um excelente remédio para recuperar a memória.
DELAÇÃO PREMIADA
Por óbvio, quem é denunciado numa delação precisa ser investigado. Só através de uma correta investigação a Justiça saberá se o delator disse a verdade e se o delatado é ou não idôneo. Aliás, o delator só tem direito ao prêmio (redução de pena) se aquilo que relatou nas delações for comprovado. Simples assim.
CONDENADO
Pois, ainda que os resultados -laboratoriais-, que devem identificar quem é culpado e quem é inocente nesta megadelação, o fato é que na medida e que avança a Operação Lava-Jato o sentimento que paira em todos os ambientes deste nosso imenso país é que basta um político ser mencionado por um delator qualquer, para que seja considerado como CONDENADO.
REVOLUÇÃO FRANCESA
A opinião pública, como se vê, cansada de tanta corrupção praticada por centenas de políticos, entende que não existe mais espaço para suspeição. Tal qual, aliás, como aconteceu no período da Revolução Francesa, onde os suspeitos de traição acabaram sendo enforcados. Ou seja, quando as instituições deixam de ser confiáveis, o povo não aceita que um envolvido (suspeito) seja inocentado.
VOTO EM LISTA OU UNINOMINAL
Diante desta verdadeira hecatombe, envolvendo quase 300 nomes de suspeitos e comprometidos com atos de corrupção, fica complicado falar em voto em lista partidária, o voto uninominal. Se o voto em LISTA PARTIDÁRIA é ruim porque acoberta muitos corruptos, o VOTO UNINOMINAL não é diferente, pois muitos eleitores manifestam que adoram corruptos. Vide, por exemplo, o que revelam as pesquisas de intenção de voto, onde Lula aparece como candidato de ponta. Pode?