PROJEÇÕES
Nos últimos dias de dezembro, como já se tornou uma praxe, boa parte da mídia publica as mais diversas projeções para o ano seguinte. Na área econômica, por óbvio, todos querem saber o que os especialistas enxergam quanto às estimativas de comportamento do Produto Interno Bruto (PIB).
ESTIMATIVAS PARA O PIB
No final de 2015, para quem não lembra, a projeção do comportamento do PIB para este fatídico 2016 era de -2,95%, como consta nos arquivos do Boletim Focus do dia 31/12/2015. Pois, ainda que as estimativas sejam atualizadas semanalmente, o fato é que nesta segunda-feira, 26, a estimativa já estava -3,4%. Que tal?
BÔNUS NEGATIVO
Tomando por base o que foi projetado no final do ano passado (2015), que já era ruim, ficou ainda pior. Ou seja, os brasileiros -compraram- uma estimativa considerada PÉSSIMA, e de lambuja vão receber um BÔNUS NEGATIVO, que propõe um resultado desesperador.
2017
Olhando para 2017, ainda que muitos especialistas estejam convencidos de que o PIB venha a fechar no positivo, nenhum arrisca dizer que taxa será superior a 1%. Os mais otimistas dizem isto e os menos otimistas projetam algo como 0,5%, caso dos agentes que atuam no mercado financeiro consultados pelo Boletim Focus.
OTIMISTAS INCURÁVEIS
Como se vê, a considerar o que dizem os números (realizados e projetados), não há motivos para comemoração. Entretanto, só pelo fato das projeções indicarem, por enquanto, que os números futuros não apontem para o negativo, os OTIMISTAS INCURÁVEIS já estão se declarando satisfeitos. Como tal, já encontram bons motivos para sorrir e soltar foguetes.
MATRIZ BOLIVARIANA
Pois, da mesma forma como disse que o desempenho da economia seria muito ruim nesses últimos anos, só pelo fato de estarmos livres da MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA já estou convencido que temos, sim, bons motivos para melhorar. O estrago, certamente, por ter sido trágico, vai exigir muitos sacrifícios, mas o horizonte já se desenha bem melhor pela frente.
MUITO MELHOR
O condicionante, que pode levar a uma boa trajetória, está, basicamente, na DIMINUIÇÃO DA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA E/OU DIMINUIÇÃO DAS ESTATAIS. Quanto mais afastado melhor será o desempenho do PIB. Quanto menor, mais o Brasil vai penar.
Como o meu binóculo mostra que o governo Temer está sendo muito, mas muito melhor do que imaginávamos, já há bons motivos para SAUDAR, neste final de ano, o fim do governo petista do atraso. Ainda que o conserto do estrago vá exigir muito trabalho, o ano de 2017 já será bem melhor.