Artigos

28 dez 2016

MELHOR DO QUE IMAGINÁVAMOS


Compartilhe!           

PROJEÇÕES

Nos últimos dias de dezembro, como já se tornou uma praxe, boa parte da mídia publica as mais diversas projeções para o ano seguinte. Na área econômica, por óbvio, todos querem saber o que os especialistas enxergam quanto às estimativas de comportamento do Produto Interno Bruto (PIB).

 


ESTIMATIVAS PARA O PIB

No final de 2015, para quem não lembra, a projeção do comportamento do PIB para este fatídico 2016 era de -2,95%, como consta nos arquivos do Boletim Focus do dia 31/12/2015. Pois, ainda que as estimativas sejam atualizadas semanalmente, o fato é que nesta segunda-feira, 26, a estimativa já estava -3,4%. Que tal?  


BÔNUS NEGATIVO

Tomando por base o que foi projetado no final do ano passado (2015), que já era ruim, ficou ainda pior. Ou seja, os brasileiros -compraram- uma estimativa considerada PÉSSIMA, e de lambuja vão receber um BÔNUS NEGATIVO, que propõe um resultado desesperador. 


2017

Olhando para 2017, ainda que muitos especialistas estejam convencidos de que o PIB venha a fechar no positivo, nenhum arrisca dizer que taxa será superior a 1%. Os mais otimistas dizem isto e os menos otimistas projetam algo como 0,5%, caso dos agentes que atuam no mercado financeiro consultados pelo Boletim Focus.


OTIMISTAS INCURÁVEIS

Como se vê, a considerar o que dizem os números (realizados e projetados), não há motivos para comemoração. Entretanto, só pelo fato das projeções indicarem, por enquanto, que os números futuros não apontem para o negativo, os OTIMISTAS INCURÁVEIS já estão se declarando satisfeitos. Como tal, já encontram bons motivos para sorrir e soltar foguetes. 


MATRIZ BOLIVARIANA

Pois, da mesma forma como disse que o desempenho da economia seria muito ruim nesses últimos anos, só pelo fato de estarmos livres da MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA já estou convencido que temos, sim, bons motivos para melhorar. O estrago, certamente, por ter sido trágico, vai exigir muitos sacrifícios, mas o horizonte já se desenha bem melhor pela frente. 


MUITO MELHOR

O condicionante, que pode levar a uma boa trajetória, está, basicamente, na DIMINUIÇÃO DA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA E/OU DIMINUIÇÃO DAS ESTATAIS.  Quanto mais afastado melhor será o desempenho do PIB. Quanto menor, mais o Brasil vai penar.

Como o meu binóculo mostra que o governo Temer está sendo muito, mas muito melhor do que imaginávamos, já há bons motivos para SAUDAR, neste final de ano, o fim do governo petista do atraso. Ainda que o conserto do estrago vá exigir muito trabalho, o ano de 2017 já será bem melhor.