Artigos

14 mar 2007

MAUS GOVERNADORES


Compartilhe!           

PLEITOS
Na semana passada, quando os governadores participaram da reunião com o presidente Lula, todos sabiam muito bem que todos os seus pleitos não poderiam ser atendidos. Por isto combinaram entre si duas coisas: 1- que é sempre oportuno, nestes momentos, jogar para a imprensa; e, 2- pedir muito para poder levar alguma coisa para seus estados.
IMPOSTOS
Embora a felicidade estampada no rosto dos governadores, depois de participarem do dito encontro, o fato é que, lamentavelmente, nenhum deles foi à Brasília para pedir uma forte e decisiva diminuição de impostos. Lamentável, também que nunca levam em consideração que é exatamente isto que poderia tornar a vida dos estados muito mais produtiva, menos dependente e com mais arrecadação.
COTA MAIOR
Porém, para nosso desgosto, os governadores fizeram, mais uma vez, o que nunca deveriam ter feito: foram pedir ao presidente Lula uma cota maior de impostos federais, que além de pesados são pra lá de indecentes. Foram à Brasília, infelizmente, para pedir uma parte maior da CIDE, CPMF, COFINS. Ora, ora... o que queremos (eu pelo menos quero) dos governantes é que exijam redução drástica de tributos e não preguem pela perpétua manutenção dos existentes, ou de novas formas de tirar sempre mais dinheiro da sociedade.
MUDAR A CONSTITUIÇÃO
Se os governadores fossem pessoas minimamente dotadas de conhecimentos razoáveis de administração pública, pelo número expressivo que se fizeram presentes no encontro deveriam ter aproveitado a oportunidade para apresentarem propostas que viessem a mudar, de forma definitiva a atual Constituição. A ponto de permitir o enfrentamento das crises que a Carta de 88 promoveu.
DIFÍCIL ELIMINAÇÃO
Quanto mais os tributos são divididos, mais difíceis são as suas eliminações. As resistências dos recebedores do recurso se multiplicam, e aí não há como acabar com o imposto. A CPMF que sirva de exemplo. Viram direitos adquiridos sem a mínima possibilidade de que algum Estado ou Município venha a abrir mão.
LEI KANDIR
Outro exemplo terrível é a Lei Kandir. Exportação, como se sabe, não deve ser tributada. Não cabe aí, portanto, qualquer imposto. Estadual ou federal. Querendo compensação da União, os governos estaduais estão dizendo claramente que querem um tributo federal para compensar aquele que não arrecadam nos Estados. Como assim? Ou seja: exportação gravada com imposto federal pode? Sai dessa.
EMPRÉSTIMO ?
Depois disto tudo tem governador de estado querendo viajar aos EUA com a pretensão de pedir empréstimos para alongar a dívida mobiliária pactuada com a União, devido à dificuldade que tem para pagá-la. Como pouca gente usa a cachola, mal sabe que não há comitê de crédito neste mundo que aprove empréstimos para quem já está praticamente falido. Antes de fazer a viagem, que por si só já cria uma despesa de locomoção, sugiro que primeiro entre em contato com conterrâneos contrários às privatizações. Tenho certeza que, pelo espírito de solidariedade que possuem, não vão se negar emprestar o seu rico dinheirinho. Estou enganado?
SICREDI
O SICREDI ? Sistema de Crédito Cooperativo recebe hoje, 14 de março, às 14h, na sede corporativa do Sistema (Av. Assis Brasil, 3940), em Porto Alegre/RS, os principais nomes do cooperativismo de crédito da atualidade. O evento reúne pela primeira vez no Brasil executivos do World Council of Credit Unions (WOCCU), principal entidade em cooperativismo de crédito no mundo.
Top Ser Humano e o Top Cidadania
A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio grande do Sul (ABRH-RS) abre as inscrições para os prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania. O regulamento pode ser consultado no site da entidade pelo endereço www.abrhrs.com.br, onde também está publicada a ficha de inscrição. Para participar é necessário ser associado da ABRH-RS. Os interessados podem enviar seus dados até o dia 20 de abril.
PARCERIA
A Corretora Geral acaba de firmar parceria com o Banco Modal e passa a distribuir os fundos de renda fixa geridos pela Modal Asset Management.
DESFILE
Com o tema Portugal, a estilista Milka apresenta seu desfile/show no dia 15 de abril, às 19h15min no Grêmio Náutico União. Os convites podem ser adquiridos na Milka da Giordano Bruno, 259 - fone:3332.1780 ou na Safira, fone: 3211.0203 .