UNANIMIDADE
É quase certo que, se perguntado a todos os brasileiros o que mais lembram neste primeiro ano de governo da presidenta Dilma Rousseff, sem medo de errar me arrisco a dizer que haverá unanimidade em pelo menos dois pontos: 1- a OBSESSÃO POR GASTOS PÚBLICOS; e, 2- a CORRUPÇÃO MINISTERIAL.
NERVOS DE AÇO
O intrigante, no entanto, é que a obsessão por gastos, enormes gastos, uma das fortes marcas dos governos Lula e Dilma, não conseguiu, até agora, mexer com os nervos da sociedade.
PRAZER POR SER ROUBADO
É realmente interessante, para não dizer frustrante, esta falta de reação do povo. Esta passividade dá a entender que quanto maior o roubo e o desperdício do dinheiro público, mais a sociedade se delicia. Pode?
NÃO REAGIR AO SER ASSALTADO
É certo que o baixo nível de educação do povo já se revelou como o grande responsável pela brutal atrofia cerebral. A ponto de bloquear totalmente a capacidade de discernimento da maioria dos brasileiros. A partir daí, o governo (em todos os seus níveis), fortemente apoiado pela mídia, para não ser importunado e ficar bem à vontade para poder roubar e mentir sem parar, repete a todo momento que diante de um assalto a ordem é jamais reagir. Pronto. Aí tudo fica ainda mais fácil, não?
LOUCURA TOTAL
Observem até onde vai a loucura: se as despesas aumentam sem parar, com o consentimento de todos os Poderes, quando aparece uma oportunidade para redução de algum rombo, aí todos tratam de empurrar a decisão com a barriga. Nesta semana, como se sabe, o projeto que cria o Fundo de Previdência dos Servidores Federais não foi votado. Isto que a conta dos aposentados da União, depois de subtraídas as contribuições feitas por servidores que estão na ativa, promove um rombo de mais de 50 bilhões de reais/ano.
MAIS DESPESAS
Pois, no mesmo dia em que foi trancada a pauta de votação da proposta que, de novo, visa diminuir o tamanho do rombo previdenciário do setor público, os nossos deputados aprovaram mais contratações de servidores, aumentando ainda mais a já fantástica folha de pagamento do setor público. E o Poder Judiciário aprovou a posse do senador Jader Barbalho, com ficha suja e tudo mais. Pode?
PRIMAVERA ÁRABE
Sabem o que aconteceu nas ruas? NADA! Ninguém manifestou preocupação e ninguém foi a uma delegacia mais próxima para relatar o assalto sofrido. Estamos anestesiados pela droga da bobeira. Mesmo assim, a maioria do povo brasileiro, como diz uma pesquisa, apoia a Primavera Árabe. Ou seja, o que outros povos fazem nós gostamos. Pode?