Artigos

12 ago 2009

MAQUINTEX 2009- FORTALEZA


Compartilhe!           

FEIRA
Ontem, o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza abriu as portas de seus pavilhões para a realização da Maquintex 2009 - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil. Com 120 expositores e 400 marcas, aproximadamente, o público visitante que os organizadores esperam, até sexta-feira, é de 16 mil visitantes.
PÓLO INDUSTRIAL
O Estado do Ceará, entre os muitos setores que experimentam forte crescimento, desponta como um grande pólo da indústria têxtil. Como não há um pé de algodão plantado no Ceará, o abastecimento da matéria prima vem da Bahia, Mato Grosso, Goiás e de fora do país.
PARCERIA
Depois do calçado, o setor têxtil é aquele que tem mais peso na economia do Estado. Se os empresários fazem força, o governo também aparece como um parceiro decisivo. Para que os produtores pudessem enfrentar a boa briga com o mercado internacional, onde a importação oferecia preços mais competitivos, o governo aceitou a redução de 50% do ICMS. Atenção: redução esta sobre uma alíquota já incentivada. O resultado foi imediato e positivo: o governo não acusou redução de receita.
INCENTIVOS
Para continuar estimulando o crescimento e novos investimentos, os incentivos concedidos pelo Governo e prefeituras são inúmeros. Quanto maior a distância na interiorização dentro do Estado; quanto maior a preocupação com meio ambiente; e, quanto maior o número de contratações, maior o incentivo, que pode chegar a 78% de redução de ICMS no setor têxtil, e 75% nos demais.
SALTO
Com estas providências, o Ceará deu um salto enorme na última década. E promoveu uma grande revolução nas cidades mais pobres. A maioria dos operários contratados, ao preferir remuneração por produção, se esforça de todas as formas para cumprir bem melhor as tarefas.
NOVOS INVESTIMENTOS
Segundo o Secretário do Desenvolvimento do Estado do CE, que também é 1º vice-presidente da FIEC ? Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ivan Rodrigues Bezerra, as coisas não param por ai. Novos investimentos estão chegando por aqui: um grupo coreano deve investir R$ 6 bi numa siderurgia.
OUTROS SETORES
Outros setores que estão na mira de investidores que não param de chegar por aqui é o de energia ( até 2010 o Estado será auto-suficiente), o cimento e o naval, etc. Como eu disse ontem, o Ceará está bombando. Muito além do conhecido turismo de lazer. Maravilha.