Artigos

09 abr 2007

MALHANDO OS JUDAS


Compartilhe!           

TRADIÇÃO
A sempre lembrada forma de descarregar, em cima de um boneco, toda a raiva contida contra aqueles considerados como traidores ou safados, ainda é praticada em vários lugares do mundo, no sábado de aleluia. Assim, para manter a tradição, cada grupo de malhadores trata de eleger o seu Judas para depois destroçar o boneco a pauladas.
LIBERDADE DE ESCOLHA
Entre os escolhidos para Judas, segundo imagens mostradas nos jornais televisivos, sobrou até para os controladores de vôos e George W.Bush. Cada indivíduo é livre para escolher aquele que precisa apanhar, mesmo que nada tenha a ver com o comportamento traidor do apóstolo. O que basta, pois, é simplesmente não gostar de alguém para que tenhamos um Judas. E a partir daí o negócio é malhar o safado.
SEM OMISSÃO
Como resolvi viajar no feriadão, não tive condições de praticar, publicamente, a malhação dos meus escolhidos Judas. Mas, nem por isto me omiti ou deixei de surrá-los copiosamente, sem qualquer culpa.
VELHO TRAVESSEIRO
Na falta de um boneco usei um velho travesseiro no qual escrevi nomes de pessoas e coisas que não suporto. E tratei de destruí-lo, imediatamente, com golpes certeiros de picaretas, facas e martelos. Gente, não levou três minutos para ver o velho travesseiro destroçado. Insatisfeito com o estrago, tratei de jogar tudo no fogo para acabar de uma vez com os meus eleitos Judas.
NADA MUDA
Estou plenamente convencido de que participar da brincadeira da malhação, do folclore, não muda a realidade das coisas. Nem faz desaparecer os safados dos Judas. Mesmo assim fiz questão de estraçalhar os meus escolhidos, a maioria composta de brasileiros junto com alguns latinos. Com toda a transparência informo os meus Judas, todos destruídos com muito prazer:
OS ESCOLHIDOS
Vários deputados, senadores, prefeitos e ministros tiveram seus nomes escritos com letras garrafais no travesseiro. Juízes e governantes igualmente ocuparam espaço semelhante. A Constituição de 1988 também não escapou. Impostos, falta de liberdade, a enorme safadeza que anda solta no país e os contrarios às reformas preencheram os espaços restantes.
FORO DE SÃO PAULO
Ah, com toda a certeza não esqueci de escrever os nomes de Hugo Chávez, Evo Morales, Fidel Castro e Lula, todos representantes do Foro de São Paulo. Estes foram os meus Judas de 2007 que consegui escrever no travesseiro. Pro inferno com eles.
CICLO DE PALESTRAS
A Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Uruguai convida para o Ciclo de Palestras 2007, nesta quarta, 11, às 19 horas e 30 min, no Centro de Eventos do Hotel Sheraton. O tema é "O Desenvolvimento Florestal e a Indústria de Celulose no Conesul" e o convidado será o Deputado Berfran Rosado.
REUNIÃO-ALMOÇO
A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do RS, através da REDEPETROS/RS, a PETROBRÁS e o SEBRAE/RS convidam para reunião-almoço onde ocorrerá a assinatura do Acordo de Resultados do Projeto Estrutural da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia do Estado do Rio Grande do Sul. Dia 10,terça, às 12h30min.
SOFTWARE LIVRE
Nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, acontece o 8º Fórum Internacional Software Livre ? fisl8.0. Como o aquecimento global tem chamado a atenção de todo o mundo a organização do Fórum colocará em prática uma ação que pretende neutralizar o carbono emitido pelo evento. Em parceria com a ONG Iniciativa Verde, serão plantadas 998 árvores em uma área degradada da Mata Atlântica. Mais informações através do site http://fisl.softwarelivre.org/8.0.
COMÉRCIO EXTERIOR
A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), em conjunto com a Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia e o apoio do Consulado da Rússia no Estado, realiza na próxima quinta, 12, reunião-almoço de abertura do Ciclo de Palestras da Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia em 2007. O palestrante será o chefe da Missão Comercial da Rússia no Brasil, Sergey Loginov, que abordará o tema: ?As Relações Comerciais Brasil/Rússia Caminhos e Oportunidades?.