LIBERDADE
Cada cidadão deve ter pleno direito de pensar, dizer e agir como bem entende. Esse princípio de liberdade é indispensável para quem defende um Estado Democrático. Esse direito individual, no entanto, tem limite: acaba quando o próximo fica impedido da sua liberdade.
ESCOLARIDADE
Para haver plena consciência e entendimento do que significa essa liberdade, um pré-requisito é essencial: uma dose de boa escolaridade. Sem isso não há como um indivíduo administrar o seu direito.
LIMITE
Como o povo brasileiro, infelizmente, está muito abaixo da média em termos de escolaridade, a liberdade não prospera adequadamente. Quem não tem suficiente conhecimento não consegue enxergar o limite da liberdade individual.
RUIM E DANOSO
Os nossos sucessivos governos, desde o tempo do Império, sempre fizeram de tudo para impedir que o liberalismo tivesse vez no Brasil. Quem chega ao poder sabe, perfeitamente, o quanto a liberdade complica as más administrações. Daí essa propagação, por parte dos governantes, de que o liberalismo é mau, ruim e muito danoso para o desenvolvimento.
MÍDIA ALIADA
Quem ainda poderia fazer algo para esclarecer essa verdade incontestável seria a mídia aberta, pelo alcance que tem junto à sociedade. No entanto, ao receber verbas polpudas de propaganda governamental, alia-se aos interesses e ideologias dos mandatários.
FORMAÇÃO DE OPINIÃO
E o resultado disso é péssimo para a sociedade, que forma opinião sobre diversos assuntos através da informação noticiada na mídia, e não por estudos mais profundos. De novo, a falta de escolaridade.
RAZÕES CLARAS
Um exemplo bem claro e atual: a crise em Honduras. A mídia insiste, diariamente, que aquele país foi vítima de um golpe. Ora, a verdade é outra, gente. Bem diferente, para quem se dedicou ao assunto.Quem pretendia dar o golpe no país hondurenho era o presidente deposto. O golpista Zelaya, ao desafiar a Constituição, foi preso e deportado. Mas, a nossa imprensa, comprometida pelas verbas de publicidade e forte ideologia, se recusa a informar a verdade. Só existe a seguinte razão para tanto: Zelaya é amigo de Chávez, que por sua vez é amigo de Lula, de Rafael Correa, de Evo Morales, de Fernando Lugo, de Fidel, de Ortega e da família Kirchner. Só pode...