Artigos

06 set 2011

IMPOSTO PARA FINANCIAR A CORRUPÇÃO?


Compartilhe!           

MAIS DISTANTE
Se houve um tempo que as expectativas de ver um Brasil melhor e menos custoso para o povo eram até certo ponto razoáveis, esse tempo, infelizmente, está cada vez mais distante dos nossos olhos e da nossa mente.
FORA DAS MEDIDAS
A julgar pelas manifestações e declarações de uma gama de políticos de maior influência, o imaginário do povo já deu lugar a uma triste certeza, incontestável: o buraco no qual estamos metidos está cada vez maior. Tanto na profundidade quanto no comprimento e largura.
DECLARAÇÃO DE AMOR
Ontem, por exemplo, o estranho, para não dizer estúpido, governador do RJ, Sérgio Cabral, fez uma confissão de amor à Contribuição sobre Movimentação Financeira. Pode? Pois, além de se declarar um apaixonado pelo tributo, Cabral disse que foi uma covardia a sua extinção.
COVARDIA
Ao longo da minha vida, infelizmente, jamais vi ou ouvi declarações de políticos em defesa da melhoria de gastos públicos e/ou a favor do corte de despesas de governo. Esse mau comportamento ESCLARECE onde nasce e se desenvolve a fantástica covardia dos nossos agentes públicos.
CONCENTRAÇÃO DE PROBLEMAS
Os grandes problemas que assolam o Brasil, como se sabe, estão bem concentrados na Educação, Saúde e Segurança. Até porque: 1- Quem não vai a escola sabe tanto quanto aqueles que assistem aulas nos colégios públicos; 2- Na saúde, a qualidade dos serviços, quando acontecem, é pra lá de lamentável; e, 3- Na Segurança, a quantidade de policiais envolvidos em roubos, assaltos e assassinatos é alarmante.
DESVIO
Ora, como a carga tributária que pagamos é pra lá de escandalosa, a única coisa que ninguém poderia alegar é falta de dinheiro. Como isto é um fato, a explicação para tanto desprezo é uma só: ao invés de administrar com qualidade aquilo que a Constituição defende como direito dos cidadãos, os políticos desviam para seus próprios bolsos. Aí reside a grande covardia.
IMPOSTO PARA A CORRUPÇÃO
O meu receio, neste nosso país que não tem jeito de melhorar, é que venha faltar dinheiro para satisfazer os corruptos. Aí, certamente, o governador Sergio Cabral pode vir a sugerir a criação de um imposto para financiar a corrupção. E quem for contra será chamado de covarde. Independente de tudo, uma coisa está mais do que garantida: os impostos vão aumentar. Municipais, Estaduais e Federais.