Artigos

26 mai 2011

GUERRA AO ROMBO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL


Compartilhe!           

NOTÍCIA VELHA
Entra mês e sai mês e lá vem o incorrigível Ponto Crítico para repetir e comentar a mais velha de todas as notícias: o déficit da Previdência Social (só do INSS), não só cresce como é maior do que o apresentado no período anterior.
SISTEMA INJUSTO
Pois, rigorosamente, sem qualquer falsidade numérica ou má vontade, permanecendo este estúpido e injusto sistema de repartição, as contas da Previdência não têm como mostrar qualquer superávit.
CADA VEZ MAIOR
Assim, no mês de abril, sem qualquer surpresa, o déficit da Previdência Social (só do INSS, insisto) foi ainda mais significativo: na comparação com igual período do ano passado, o saldo entre arrecadação e pagamento de benefícios fechou negativo em R$ 5,729 bilhões.
DESTAQUE
Anote aí: em relação a abril de 2010, a alta foi de 79%, gente. Quer mais? Pois, se a comparação for com relação a março o aumento do déficit foi de 81,4%. Que tal?
GUERRA AO INIMIGO
Falando francamente, gente: não sei qual o valor que o déficit precisa atingir para que o governo tome jeito. Ao invés de querer acabar com a guerra fiscal deveria declarar uma poderosa guerra contra o rombo da Previdência. Somando o déficit do INSS ao déficit da Previdência dos servidores da União, que é ainda maior, aí está uma das causas da nossa falta de competitividade.
ROMBOS SOMADOS
Somando os rombos das contas acima, a conta negativa fica em torno de R$ 115 bilhões/ano. Isto que não contempla as contas da Previdência de vários Estados e Municípios. Aí, só o RS entra como o pior de todos, pois mais de 30% de tudo que o RS arrecada com impostos vai diretamente para a conta dos aposentados do setor público gaúcho.
PROJETO TÍMIDO
Diante deste descalabro, pasmem: muita gente está resistindo ao projeto que mexe com a Previdência do Estado do RS, apresentada pelo governador Tarso Genro à Assembléia Legislativa. Isto que o projeto é muito tímido. Decididamente, não resolve o problema. Dá para entender?