CLIMA DE CONFIANÇA
A Hannover Fair abriu ontem, 20, em clima de confiança, apesar do momento econômico mundial complicado. Como o número de expositores se manteve praticamente igual ao ano anterior (6.150), a Primeiro Ministra da Alemanha, Ângela Merkel, no passeio tradicional que as autoridades costumam fazer no primeiro dia da Feira, arriscou um prognóstico: -
Talvez a Feira de Hannover seja um sinal claro de que o pior está passando.
Tomara.
DISCURSO DA HORA
Afinal, com esses tipos de discursos já estamos bem acostumados. Todos eles são, e precisam ser, carregados de otimismo mesmo que à nossa volta as paredes estejam caindo. A ordem, para que o ânimo empresarial continue imperando, é dizer sempre que o pior já passou.
OPORTUNIDADES
De qualquer forma, à primeira vista, a maioria dos expositores brasileiros presentes à Feira parecem estar satisfeitos. Os contatos que estão sendo feitos têm boas perspectivas de negócios. O presidente da FIERGS e do Sebrae/RS, Paulo Tigre, que lidera uma missão de cerca de 100 empresários de 12 estados brasileiros em Hannover, insiste que se a crise traz dificuldades, também traz oportunidades de se criar, buscar novas oportunidades e tecnologias e o momento é de abrir tais possibilidades.
TECTO YOU
Pelo terceiro ano consecutivo a Hannover Messe oferece o espaço chamado Tecto You. Esta iniciativa é destinada a fomentar o entusiasmo dos jovens pela técnica, oferecendo uma mostra geral das possibilidades profissionais. Em mais de 150 ônibus, os jovens vindo de toda a Alemanha , são recebidos por mais de 60 guias especialmente treinados para lidar com este público. Durante as visitas temáticas, especialmente adaptadas a este público, os jovens vão a lugares especificos da feira, onde experts nos assuntos estão à disposição para todas as informações. Inclusive, vários expositores de renome organizam programas de apresentação especial para os jovens estudantes.
EXPOSITORES ESTRANGEIROS
A proporção dos expositores internacionais registrou um crescimento contínuo nos últimos anos, principalmente em setores representativos do mercado mundial relacionados com a automação industrial . A maior parte dos expositores estrangeiros vem da Itália(504), seguido da China(452), Coréia do Sul(193), Turquia(181), Índia(150), Taiwan(130), Suíça(125), França(120), EUA(100), Países Baixos(90) e Espanha(90). A alta proporção de expositores coreanos demonstra que o conceito de - País Associado - volta a ser um êxito este ano.
CORÉIA DO SUL - PAÍS ASSOCIADO
A propósito: a Coréia do Sul é o Pais Associado deste ano na Hannover Messe. Este país da Ásia Ocidental se situa entre os primeiros países mundiais no setor de construção de máquinas e instalações, assim como nas tecnologias de informação e automobilística. Com 193 empresas expositoras praticamente em todas as áreas, a Coréia do Sul apresenta tecnologia de ponta em automatização industrial, energia, técnicas motrizes e subcontratação.
LIGNA
Entre os dias 18 a 22 de maio acontecerá, aqui nos pavilhões da Hannover Messe, a LIGNA, maior feira mundial da indústria florestal e de madeira.Apesar da crise econômica mundial, na LIGNA deste ano estão confirmadas todas as empresas relevantes do setor.Os expositores esperam que a feira impulsione seus negócios. Com o tema: Eficiência de Recursos - somos mais atuais que nunca. Com a situação econômica tensa só poderão superá-la aqueles que trabalharem com eficiência. Para isso é preciso soluções tecnológicas e inovadoras para a indústria florestal e de madeira.