Artigos

24 jul 2007

EXEMPLO DE MERCANTILISMO


Compartilhe!           

POBRES DE IDÉIAS BOAS
O Brasil, pelo visto, adora aparecer no cenário mundial como um país onde o governo e empresários são pobres de idéias boas. A preferência demonstrada, pelos atos que praticam, é de serem notados como portadores de idéias equivocadas, onde a liberdade econômica é sempre muito prejudicada. Uma riqueza negativa, portanto.
IRREDUTÍVEIS
Vejam, por exemplo, as reivindicações que o atual governo pretende e torna pública nos meios internacionais, para a interminável Rodada de Doha. Todas elas identificam que não somos bons negociadores. Queremos, e exigimos, que outros países reduzam suas taxas de importação enquanto nós permanecemos irredutíveis nas exageradas alíquotas para as nossas importações.
ELEVAÇÃO DE ALÍQUOTAS
Diante deste quadro lamentável, de pouco esclarecimento e baixa capacidade para a liberdade econômica, o governo e os calçadistas, por exemplo, no mais puro espírito mercantilista, encontraram a solução para proteger a industria nacional: a elevação da alíquota, de 20% para 35% para importação de calçados que ingressam nos paises do falido e ideológico Mercosul.
MALTRATANDO OS CONSUMIDORES
Competitividade, pelo que se sabe, é algo que deve ser buscada com inteligência, reformas corretas e diminuição substancial da burocracia. Infelizmente no Brasil não é assim. Se, em qualquer lugar deste mundo, alguém resolve ser mais competente, e com isto queira aproveitar a vantagem competitiva para vender seus produtos com preços mais vantajosos para os nossos consumidores, o governo brasileiro já trata de impedir a tal vantagem através da elevação de alíquotas de impostos. Pode?
CONFUNDINDO COM CAPITALISMO
Esta cultura tipicamente nacional-mercantilista tem servido para enganar constantemente os menos esclarecidos. Muita gente entende que isto é capitalismo, ou capitalismo selvagem, quando na verdade é o oposto. Daí o ódio ao capitalismo que é sempre confundido com mercantilismo por aqui.
CARGA TRIBUTÁRIA
O curioso nisto tudo é que todos os dias se vêem movimentos de empresários contra a pesada carga tributária que assola o país. Mas quando é para proteger o produto nacional, que não tem competitividade, exigem aumentos de impostos. Onde os valores arrecadados servirão para novos saques de políticos contra os cofres públicos.
MERCANTILISTAS
De novo: o esforço que os empresários e governo conseguiram fazer, para ver as alíquotas mais elevadas como ficaram agora, deveriam ser direcionadas para as reformas: fiscal, tributária, trabalhista e previdenciária. Isto, no entanto, é tarefa de capitalistas. Como eles são mercantilistas...
DESERTORES
-Já são três os atletas cubanos que aproveitaram o PAN para desertar. Ainda não se sabe como irão comemorar, na próxima quinta-feira, 26, os 53 anos da criação do M-26, movimento revolucionário cubano, liderado entre outros por Fidel Castro, Che Guevara e Camilo Cienfuegos, e que lutava contra a tirania de Fulgêncio Batista.
SEBRAE/RS
No dia 31, na sede da Farsul, em Porto Alegre, serão apresentados os resultados do Sebrae/RS relativos ao primeiro semestre de 2007. Às 12h.
INTERDITADO
O Banrisul avisa aos clientes da agência Shopping Total que a equipe de funcionários está atendendo na agência da Avenida Cristóvão Colombo, 1.374, no bairro Floresta, pelo fato do shopping estar interditado em função do incêndio ocorrido na última sexta-feira (20).
DEBATE
Hoje, 24, às 14h, o Espaço Pensamento da São Leopoldo Fest será palco para um debate sobre a vida e obra do pastor Dr. Wilhelm Rotermund, fundador da centenária indústria gráfica Rotermund S.A. Os debatedores irão abordar temas como a migração do pastor para São Leopoldo e a criação do Jornal Deutsche Post, que tornou-se um importante documento histórico da cultura teuto-riograndense e da história da imigração alemã no Brasil.
NOVA QUATRUM
Inaugura hoje, 24, às 19h, a nova escola de inglês, da Quatrum, agora no bairro Três Figueiras, na rua Teixeira Mendes, 900, Porto Alegre.