MEDIÇÕES INSTANTÂNEAS
O avanço da tecnologia de informação tem sido importante para a humanidade por vários aspectos. O principal, sem a menor dúvida, é a instantaneidade com que os dados coletados e medições obtidas conseguem chegar aos olhos e mentes dos interessados.
MEDIÇÃO DOS IMPOSTOS
Esse fantástico desenvolvimento fez, por exemplo, com que os brasileiros tomassem conhecimento do quanto o Estado arrecada com impostos. E o nome dado ao ágil equipamento, como é sabido por todos nós, foi Impostômetro, que já me referi dias atrás.
URNAS
Infelizmente, fora das urnas eleitorais eletrônicas que têm poder muito relativo de informar o que o povo quer dos políticos, ainda não há equipamentos capazes de informar com precisão o grau de indignação da sociedade quando ela é vítima de injustiças.
MUITO COMUM
Depois de tantos capítulos repetitivos de uma novela muito antiga, que mostra o elevado índice de safadeza da maioria dos nossos políticos através da prática de fantásticos mensalões, a sociedade já se convenceu de várias coisas. Uma delas é de que o mensalão é algo muito comum no meio político.
NA DESCOBERTA
Portanto, a única novidade no lamentável episódio que envolve o governador do DF, José Roberto Arruda, é somente o flagrante. A gravação da farta distribuição de dinheiro para a compra de políticos aliados é que faz a diferença entre Arruda e os demais políticos. De novo: tudo se concentra na descoberta, gente, e não na má índole dos safados.
INDIGNAÇÃO
Se a tecnologia de informação for capaz de construir um equipamento que apure rapidamente o grau de indignação da sociedade, aí, quem sabe, estaríamos diante de uma notável revolução, ou manifestação instantânea, de um povo cansado de tanta roubalheira.
MARIA ANTONIETA
Quando ouvi de uma das partes envolvidas com a grossa corrupção, de que o destino do dinheiro mostrado nas filmagens era para a compra de panetones para pessoas necessitadas, aí não pude conter o riso. Um riso de raiva por ter rotulado todos os brasileiros de palhaços.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Foi aí que lembrei de que foram os brioches sugeridos por Maria Antonieta que resultaram na sua decapitação. Se os franceses foram à forra por causa dos brioches, os panetones não podem determinar a nossa revolução?