Artigos

19 abr 2012

ENFIM, O CRÉDITO JÁ PREOCUPA


Compartilhe!           

O PROBLEMA É REAL
Bem, considerando que os maiores jornais do país, finalmente, resolveram divulgar que a inadimplência cresceu enormemente nos últimos meses, creio que muitos daqueles que me taxaram de pessimista vão me deixar em paz sabendo que o problema é realmente preocupante.
TRAJETÓRIA DA CURVA
Se alguém está imaginando que 5,5% de inadimplência não é uma taxa muito alta recomendo que faça um exame mais criterioso da trajetória da curva, que se acentuou fortemente nos últimos meses.
ALERTA
Observem que o desenho apresentado pela trajetória da curva dispara um correto sinal de alerta: mostra que a tomada de empréstimos, num prazo relativamente curto, é parecidíssima com o curso do crescimento da inadimplência.
FACILIDADE
Isto dá a entender, claramente, que o crédito concedido não foi analisado corretamente, à luz da capacidade de pagamento dos tomadores. A facilidade utilizada para a aprovação do crédito é, geralmente, igual a dificuldade para receber os empréstimos concedidos.
MERCADO ENCOLHIDO
Supondo que os argumentos acima não são suficientes para esclarecer o problema, recomendo que vejam o mesmo pelo ângulo do mercado de veículos. Tanto para novos quanto para usados está bem encolhido.
FALTA LUGAR
Motivos? Dois são principais: os bancos e financeiras estão cheios de cautela; e já falta espaço para estocar veículos devolvidos e/ou apreendidos por falta de pagamento das prestações.
BOLHA?
Volto a afirmar que a nossa bolha não é irmã da americana. O sistema financeiro, caso não venha a ser obrigado pelo governo a conceder crédito, não há o que temer quanto a uma quebradeira. Quem pode passar mal é a atividade econômica como um todo, pelo desaquecimento. Ah, fiquem de olho nas construtoras. Inevitavelmente, muitas delas vão passar pelo mesmo momento que passa o mercado de veículos. Falei...