LULA E DILMA ENLOUQUECIDOS
Suponho que, tão logo o ditador Fidel Castro terminou de declarar que o modelo econômico cubano não funciona mais, Lula e sua sucessora Dilma devem ter enlouquecido. E devem ter se perguntado: - Não seria melhor o Brasil continuar insistindo com o modelo cubano, só para não deixá-lo morrer? Algo parecido com que o Foro de São Paulo fez com o comunismo, depois que o muro de Berlim caiu, não?
TEIMOSIA
Esta suposição tem lógica, gente. Simplesmente porque Lula, Dilma & Cia sempre afirmaram, repetidas vezes, nas reuniões do Foro de São Paulo, que o Brasil e seus vizinhos ideológicos deveriam perseguir o modelo cubano de ser. Como a teimosia petista é enorme é certo que vão desafiar Fidel Castro mostrando que o modelo está vivo.
FUNERAL
Lembro que tão logo assumiu o governo, em 2002, Lula e seus aliados trataram de fazer o funeral do modelo econômico capitalista e/ou neoliberal. Foi sepultado ali, como se sabe, o projeto da ALCA, que propunha aos países da América uma competição com o Bloco Europeu.
GRAVADO EM VÍDEO
Na missa de corpo presente, que antecedeu o célebre enterro do tímido modelo econômico capitalista, Lula sentenciou: a partir daquele momento, o Brasil passaria a adotar o modelo eleito pelo Foro de São Paulo, já em andamento na Venezuela. Isto, para quem não sabe, está registrado nos vídeos gravados nos encontros do FSP.
EM VÁRIOS PAÍSES LATINOS
Esse modelo ? cubano ? também foi adotado, mais adiante, na Bolívia, Equador, Nicarágua, Argentina, etc. Um modelo, diga-se de passagem, de subdesenvolvimento, cujo propósito é levar os países latinos ligados ao FSP à miséria absoluta.
MODELO CHINÊS
Assim como precisavam exorcizar o capitalismo e o neoliberalismo, os estatizantes e nacionalistas Lula e Dilma nunca simpatizaram com o modelo chinês, por ser altamente competitivo e, portanto, neoliberal.
REUNIÃO URGENTE
Aliás, com este modelo a China já é o país mais competitivo do mundo, segundo o ranking divulgado ontem pelo Fórum Econômico Mundial. Como o PT repudia todo tipo de reforma que possa fazer do Brasil um país competitivo, o modelo chinês não interessa.
REUNIÃO URGENTE
Pois, agora, com a declaração de Fidel (que ainda precisa ser confirmada), Lula e Dilma já devem estar pensando em convocar uma reunião urgente com os membros do Foro de São Paulo, da Unasul, do Mercosul, da Unila, etc., para saber o que fazer. Afinal, o modelo bolivariano não é o modelo cubano, considerado fracassado por Fidel? Sai dessa...