Artigos

09 jul 2009

EDUCAÇÃO ECONÔMICA


Compartilhe!           

SITUAÇÃO CLARA
Para que uma sociedade possa ser informada de forma correta, e compreenda a real situação econômica no lugar onde reside, duas coisas são por demais importantes: 1- a seriedade do conteúdo a ser comunicado; e, 2- o efeito que a explicação venha a produzir na cabeça dos informados.
TÉCNICA
Por outro lado é necessário que as exposições sobre economia sejam exclusivamente técnicas, de fácil compreensão e totalmente isentas de ideologia. Até porque, caso houver cunho político, com propósito eleitoral, o entendimento do assunto e a relação causa/efeito das medidas será defeituosa.
ESTUDO ECONÔMICO
Como recebi, recentemente, um estudo econômico me enviado por uma séria fonte empresarial, tratei de analisar o tema sob ângulo estritamente técnico antes de fazer qualquer comentário. Com esse único propósito, isento de qualquer ideologia, repasso o conteúdo.
CUSTOS ELEVADOS
O que mais quero, no entanto, é que percebam o quanto o Brasil, e o Estado do RS em particular, estão comprometidos pelos custos muito elevados que carregam, em comparação com outros países competidores mundo afora.
ESTUDO
A crise mundial determinou uma redução de 15% no faturamento das empresas do RS, o que significa um menor fluxo de caixa nas empresas e uma consequente redução de investimentos.Com o recuo da produção em 15%, o número de horas trabalhadas caiu 9,2%, o que significa uma redução, comprovada, de 24 mil vagas no mercado de trabalho. Matematicamente, a massa salarial teve uma redução de R$ 376 milhões. Até aqui não há dúvidas, correto?
NÚMEROS COMPARATIVOS
Pois bem, se o quadro brasileiro preocupa, o RS está muito pior do que o Brasil. Nos últimos doze meses (mai 2008/abr 2009) os números são os seguintes: BRASIL RS Prod. Industrial: -10,9% -12,7%Faturamento na Indústria: -5,2% -10,6%Emprego na Indústria : 0,1% -1,8%Exportações Totais : -6,4% -15,7%Utilização da CapacidadeInstalada na Indústria: -4,2% -6,9%
CUSTO DE PRODUÇÃO
Se já é muito caro produzir no Brasil, comparativamente com países emergentes, mais caro ainda é produzir no RS. Só para ter uma idéia, para produzir qualquer coisa no Brasil, o custo operacional/vendas líquidas é de 55,6%. No RS o custo se eleva para 64,5%. Ou seja, o RS é o 5º Estado mais caro para a indústria produzir.
ATENÇÃO, GOVERNANTES
O estudo é amplo, mas o que aí está precisa ser conhecido pelos governantes. Se não olharem para o problema, onde os custos precisam ser reduzidos, principalmente o peso dos tributos assim como as contribuições sobre a folha de salários, a situação só vai piorar. Isto é sério, gente. É análise técnica, com ZERO de ideologia ou catastrofismo.