DOIS ASSUNTOS
Nesta sexta-feira, 20, pelo alto grau de importância que representam, são dois os assuntos que dominam os noticiários do nosso país: a morte do ministro Teori Zavascki, do STF; e a posse do presidente Donald Trump, dos EUA.
DELAÇÃO
Por ordem de ocorrência, o primeiro que merece comentários é o inesperado desaparecimento do ministro Teori, que como relator da Lava Jato no STF já havia decidido que tornaria pública dentro de poucos dias a esperada delação de Marcelo Odebrecht.
DUAS EXTREMIDADES
Por óbvio, a morte de qualquer ministro do SFT já seria o bastante para ganhar os noticiários. Entretanto, pelo fato de se tratar do relator da Lava Jato, o seu falecimento ganha maior dimensão, com todos os tipos de reações e interpretações. Numa das pontas, como estamos percebendo, claramente, alguns veem o desastre aéreo como um simples e mero acidente. Na outra ponta há quem acredite em conspiração, com clara queima de arquivo.
CHEIRO DE INCERTEZA
Neste momento conturbado que o Brasil vive, tudo que é dito não pode ser descartado. Vivemos, infelizmente, um momento em que tudo não só é possível como altamente provável. O fato é que o ambiente está muito carregado e próprio para interpretações, especulações e convencimentos. Ou seja, há um forte cheiro de incerteza no ar brasileiro.
LISTA DE NOMES
Enquanto as investigações avançam e o governo (todos os Poderes) trata de apontar um substituto à altura do Teori Zavascki, o povo, através das redes sociais, já entrou em cena mostrando listas de nomes que gostaria de ver à frente da Lava Jato.
DONALD TRUMP
O segundo assunto, que interessa ao mundo todo, é a posse de Donald Trump à presidência dos EUA. Como este editorial está sendo escrito antes da cerimônia e/ou do discurso do novo líder americano, deixo os comentários para o próximo editorial. Ainda assim manifesto a minha confiança de que os EUA vão viver um bom momento. Por ora envio os meus votos de muita sorte, sucesso e competência a Donald Trump. Best Regards!
Sem Título