OS EQUIVOCADOS
É impressionante como muitos brasileiros, notadamente os jornalistas mais renomados, assim como inúmeros intelectuais e políticos mais destacados, do tipo que formam opinião pública, propagaram aos quatro ventos que a presidente Dilma Rousseff têm profundo conhecimento sobre economia, e, principalmente, é expert na área de energia.
CONHECIMENTO TÉCNICO
Penso que este equivocado convencimento se deve ao fato de que Dilma, anos atrás, ocupou o cargo de Secretária de Minas e Energia do Estado do RS. Como se, em qualquer lugar do Brasil, pessoas que têm algum conhecimento técnico fossem escolhidas para ocupar cargos de governo.Ora, sem qualquer ponta de ironia, até os gaúchos menos preparados intelectualmente estão cansados de saber que Dilma mal e mal sabe qual a função de um disjuntor. E quanto ao petróleo é provável que saiba, apenas, que a gasolina resulta do refino da commodity.
CEEE
Mas, por -ouvir falar- é bastante provável que muita gente foi levada a imaginar que Dilma é, ou era, uma -expert- em energia. Hoje, cheios de surpresa, como percebi pelas manifestações das celebradas jornalistas que compõe o quadro -Meninas do Jô-, que foi ao ar na última 3ª feira, as enganadas já estão se convencendo de que Dilma é muito mais do que leiga: é irresponsável. Se todos esses equivocados tivessem checado, por exemplo, o que Dilma fez quando esteve à frente da Secretaria de Minas e Energia do RS, saberiam perfeitamente quem foi a responsável pelo maior rombo nas contas da CEEE, estatal de energia do RS.
TESE
Como Dilma é uma pessoa íntegra (até posso estar enganado), fica mais uma vez provada, por A+B, a tese de que os incompetentes produzem prejuízos imensamente maiores dos que os corruptos. Anotem aí: até agora, neste oceano de casos de corrupção, nenhum bandido foi capaz de dar rombo maior do que Dilma conseguiu proporcionar, por pura incompetência, na setor elétrico e na empobrecida Petrobrás. Um legítimo horror!
MESTRE
A rigor, Dilma, por tudo que fez até agora em todos os postos de governo que ocupou, mostrou que a sua grande especialidade é a destruição. Esta fantástica habilidade para destruir não existe por acaso: é fruto da sua grande vocação e formação para lidar com bombas e atos de terrorismo. Nisso, Dilma mostrou que é uma grande mestre.
ATA 1268
Portanto, o que deu o grande passo para levar a Petrobrás à lona está escrito, -ipsis litteris- na a Ata 1.268, de 3 de fevereiro de 2006 da estatal quase falida. No item cinco do documento mostra a posição UNÂNIME do Conselho da Petrobrás, à época chefiado por Dilma Rousseff, consta que a refinaria de Pasadena era tida como obsoleta. Mesmo assim, a Petrobrás acabou desembolsando US$ 1,2 bilhão na compra - o polêmico negócio acabou revelado no ano seguinte pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.
PERDEMOS MUITO TEMPO
Ao longo dos últimos anos, o que mais tenho feito é dizer e escrever tudo aquilo que os governos petistas sabem, gostam e se propõem a fazer com enorme afinco: destruir economias. Sei perfeitamente que muita gente ainda continua em dúvida, imaginando que exagero nos ingredientes, tornando tudo muito picante e azedo. Aos poucos, no entanto, mesmo com constrangimentos aqui e ali, percebo que muita gente está se dando conta do tempo perdido. A minha preocupação é que perdemos muito tempo.