INTERPRETAÇÃO ERRADA
Usando os dados divulgados pelo Ibope, grande parte dos jornais mancheteou, ontem, que com a pirataria, só em três tipos de produtos (tênis, roupas e brinquedos) o Brasil perde R$18,6 bilhões por ano. Ora, nada mais tolo, equivocado e precipitado do que afirmar e admitir isto como uma verdade.
SEM RENDA
Independente da análise e do combate ao crime, à ilegalidade, o certo é que as famílias mais pobres só puderam ter acesso a tais produtos (acima descritos) pela existência de produtos pirateados. Não fosse isto, simplesmente não haveria a mínima chance de que produtos, cujos preços são muitos elevados no mercado formal, pudessem ser consumidos. A renda jamais permitiria.
INACESSÍVEIS
Portanto, não é por aí que deve ser medido o quanto é perdido ou deixado de ser recolhido em impostos de consumo. O mercado formal não venderia tanto se a pirataria simplesmente não existisse. O encarecimento demasiado, por impostos e contribuições salariais pesadas, tornam inacessíveis muitos produtos. Independente de classe social, embora os mais pobres se sintam mais incluídos no consumo.
CONCORRER COM OS ASIÁTICOS
Com imposto elevado, o consumo de bens e serviços, para as classes sociais menos aquinhoadas é zero. E consumo zero é igual a uma arrecadação de impostos zero. Falta raciocínio para os comunicadores. Chega de tanto cinismo. Querem diminuir pra valer a pirataria? Basta uma decidida diminuição de impostos e contribuições sociais. É gol certo. Aí vamos poder competir fortemente com os asiáticos.
OS PORQUÊS
Vamos partir do pressuposto de que sempre é possível a ocorrência de panes e situações caóticas em todas as áreas. Porém, nas questões que envolvem áreas de infra-estrutura, como no caso do apagão elétrico brasileiro e, mais recentemente, no apagão logístico em todos os nossos aeroportos, é preciso entender os porquês.
FALTA TUDO
Ora, tudo isto só tem uma explicação: o governo mais mostra o quanto peca, fortemente, por falta de planejamento, organização, direção e controle. Coisas que a administração estuda e prepara para que os riscos de ocorrência sejam minimizados.
UM FIASCO
O pior é que as explicações que a cada instante vem sendo dadas por aqueles que estão à frente dos órgãos de governo são de amargar. Além de mostrar péssimo preparo para as funções, não mostram o mínimo bom senso. Dizem besteiras e mais besteiras. O presidente da ANAC e o ministro da Defesa são o atestado de como estamos mal representados. Um fiasco.
EMPRESA CIDADÃ
Em pesquisa realizada pela revista Casa & Mercado junto a arquitetos e designers de interiores para eleger as empresas que se destacaram em 2006, a Florense recebeu o prêmio ?Empresa Cidadã?. Foram ouvidos 347 profissionais filiados à IAB, ABAP, ABD e AsBEA. A Florense foi escolhida por se destacar em ações de preservação do meio ambiente, desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, participação em programas de responsabilidade social e fabricação de produtos ecologicamente corretos. A empresa também teve destaque especial nos quesitos: cozinhas planejadas, cozinhas profissionais, armários para quartos e móveis para escritórios.Sany Marques, diretor de marketing da Florense, recebeu o prêmio das mãos de Renato Marin, diretor da Editorial Magazine.
EXPOSIÇÃO
TRAJETÓRIA: Radiografia de Uma Vida é a exposição de Arminda Lopesque será aberta na segunda-feira, 11,ÀS 19h, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
PROJETO PESCAR
O Banrisul forma a 3ª turma de jovens do Projeto Pescar, hoje, 08, às 15h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 ? 6º andar). São 18 formandos que cursaram, nesse ano, o curso de Auxiliar Administrativo. O diretor Comercial do Banrisul, Ricardo Englert, será o paraninfo da turma.
JOVEM CIENTISTA
Encerra no próximo domingo (10/12) o prazo para as inscrições do 22° Prêmio Jovem Cientista, voltado para estudantes dos Ensinos Médio e Superior e pesquisadores graduados. O prêmio, uma iniciativa conjunta do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Grupo Gerdau, da Eletrobrás/Procel e da Fundação Roberto Marinho, aborda este ano o tema ?Gestão Sustentável da Biodiversidade: Desafio do Milênio?. Os vencedores recebem um total de R$ 150 mil, bolsas de estudos do CNPq e têm suas pesquisas publicadas em livros. Mais informações no site www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo telefone (21) 3232 8864.
INAUGURAÇÃO
A Nike, líder mundial em produtos esportivos, inaugura a primeira loja no Rio Grande do Sul, no Iguatemi de Porto Alegre, neste sábado, dia 9. Os consumidores poderão encontrar produtos masculinos e femininos, com foco nas categorias Running, Fitness, Training e SportCulture ? uma linha urbana, inspirada na cultura do esporte.
BURGER KING
Inaugura dia 12, às 10h, o primeiro restaurante do BURGER KING do RS. O restaurante fica na praça de alimentação do Shopping Iguatemi.