POPULISMO
Tudo que o povo brasileiro está assistindo, no que diz respeito aos protestos e resistências contra as reformas (mínimas) -Trabalhista e Previdenciária-, que o governo está propondo, é fruto do nefasto POPULISMO, que ganhou proporções jamais vistas desde que a dupla Lula/Dilma-Petistas foram eleitos presidentes.
APOIO POPULAR
Por definição, o POPULISMO é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. Para tanto, o POPULISTA:
1- utiliza uma linguagem simples e popular;
2- usa e abusa da propaganda pessoal;
3- afirma não ser igual aos outros políticos;
4- toma medidas autoritárias;
5- não respeita os partidos políticos e instituições democráticas;
6- diz que é capaz de resolver todos os problemas; e,
7- possui um comportamento bem carismático.
O fruto deste apoio ao POPULISMO, se verifica, clara e comprovadamente, através do inevitável aumento da pobreza e da miséria, decorrente do aumento de gastos públicos com queda de atividade econômica. (olha aí o Brasil, por exemplo)
DECÁLOGO DO POPULISTA
Com o propósito de melhor esclarecer este fenômeno altamente destruidor, eis aí o DECÁLOGO DO POPULISTA, produzido pela Fundacion para el Progresso, centro de estudo de inspiração liberal clássica, com sede em Santiago do Chile:
CARISMA E PALAVRA
1- O POPULISTA EXALTA AO LÍDER CARISMÁTICO. - Toda a possível virtude do projeto político está inspirada no seu líder. Com seu carisma mobiliza as massas e estas lhe dão autoridade para ditar, tanto o que é ou não correto quanto o que é verdade.
2- O POPULISTA NÃO SÓ USA E ABUSA DA PALAVRA: SE APODERA DELA. - O Populista pretende demonstrar que a verdade é um só: a sua. Para tanto recorre a uma retórica demagógica. Isto exorta à população a entender o mundo de uma só forma e é funcional ao regime populista. Para tanto é importante o controle dos meios de comunicação.
FÁBRICA DE VERDADE E USO DOS FUNDOS PÚBLICOS
3- O POPULISTA FABRICA A VERDADE. - O regime Populista, cujo poder se concentra no líder carismático, se apresenta como o único capaz de interpretar o pensamento e o sentimento do povo. Desta maneira seu discurso se transforma na verdade oficial.
4- O POPULISTA UTILIZA DE MODO DISCRICIONAL OS FUNDOS PÚBLICOS. - Os gastos públicos estão à mercê da vontade do líder, o que, invariavelmente, causa sérios danos ao equilíbrio financeiro do país e, por consequência, a toda a população.
RIQUEZA E ÓDIO
5- O POPULISTA DISTRIBUI DIRETAMENTE A RIQUEZA. - É o populista quem decide quanto e como deve ser feita a repartição. Mais: geralmente é ele que realiza a distribuição.
6- O POPULISTA ALENTA O ÓDIO DE CLASSES. - O populista usa o discurso de ódio contra diversos setores. Todos são potenciais objetivos de sua política de rancor.
MOBILIZAÇÃO E INIMIGO EXTERNO
7- O POPULISTA MOBILIZA PERMANENTEMENTE OS GRUPOS SOCIAIS. - Mediante seu carisma, o líder mobiliza a população. A praça pública é o ambiente próprio para manipular a opinião pública, que sai convertida em rebanho dócil e submisso. Ali se produz o juízo público dos inimigos do povo e se anunciam as medidas arbitrárias do líder.
8- O POPULISMO RECORRE SISTEMATICAMENTE AO -INIMIGO EXTERIOR-. - Quando há problemas, para assegurar o apoio popular o Populista inventa inimigos. Usando uma retórica nacionalista, atribui os fracassos aos inimigos externos.
INSTITUIÇÕES E DEMOCRACIA LIBERAL
9- O POPULISMO DEPRECIA AS INSTIUIÇÕES. - Baseado na -verdade oficial-, se instala uma ideia de -justiça direta-. Manipula o Congresso e estimula o povo a fazer justiça com próprias mãos.
10- O POPULISMO DOMESTICA E DESTRÓI A DEMOCRACIA LIBERAL. - Busca ampliar a todo custo o espaço para exercer o seu poder. Quem se opõe é contrário a uma suposta -vontade popular-. Da mesma forma, o líder busca manter-se no poder para todo o sempre.