Artigos

26 jan 2011

DÉBITO E CRÉDITO


Compartilhe!           

PRESA FÁCIL
O brasileiro, pela baixa educação que recebe é uma presa fácil da desinformação. Por isso vive, constantemente, sendo enganado. Como a política educacional do país cabe aos nossos governantes, ao invés de melhorar o nível ainda se aproveitam da falha para tirar o máximo proveito.
EXCEDE
Na economia, setor que o povo mostra, naturalmente, uma dificuldade ainda maior para entender tudo que acontece, o governo dá uma de esperto: excede de todas as formas no ato de enganar a todos.
MALANDRAGEM
Exemplo: como as nossas contas públicas são, há séculos, nominalmente deficitárias, embora nossa carga tributária seja a maior do mundo, o governo prefere, espertamente, dizer que o Brasil tem um superávit primário. Uma forma malandra de esconder a realidade.
CONTAS EXTERNAS
Nas contas externas é a mesma coisa: a nossa Balança Comercial, por exemplo, um dos itens das Transações Correntes, quando está positiva o governo escancara aos quatro ventos que exportamos mais do que importamos.
MENOS SONORA
Já a Balança de Serviços, que também integra as Transações Correntes (que traduz tudo que o Brasil paga e tudo que recebe), por estar altamente deficitária, aí a divulgação é menos sonora.
TRANSAÇÕES CORRENTES
Ora, um dos itens desta Balança, que vem pesando nas contas externas é o gasto de brasileiros no exterior. Tudo aquilo que os brasileiros gastam fora do país é uma importação de bens e/ou serviços.Atenção: em 2010 os brasileiros gastaram US$ 16 bilhões em viagens internacionais. Enquanto isso, os turistas estrangeiros gastaram no Brasil apenas U$ 6 bilhões. Ou seja: pouca gente vem ao Brasil simplesmente porque não há infra-estrutura. Foi isto que ajudou para que as Transações Correntes fechassem com um rombo de US$ 47 bilhões.
IMPORTAÇÃO DE CAPITAIS
O mesmo vale para entrada e saída de dinheiro estrangeiro no Brasil. Estas operações significam, tão somente, importação e exportação de capitais. Pois, exatamente aí que o Brasil precisa se socorrer para poder fechar o brutal déficit das Transações Correntes, a primeira coisa que sai na mídia é que os estrangeiros só têm um interesse no nosso país: especular com as nossas taxas de juros. E o povo, coitado, por absoluta falta de educação, acredita. Que tal?