Artigos

19 ago 2013

DE MAL A PIOR


Compartilhe!           

CONVENCIDO
Na última sexta-feira, o pra lá de convencido governador Tarso Genro, em entrevista coletiva que concedeu à imprensa, fez a seguinte declaração: ? Para mim, é absolutamente certo que nós vamos ganhar a eleição do ano que vem. Que tal?
GABOLICE E ACEITAÇÃO
Ainda que a gabolice tenha sido o ponto alto da coletiva, o que mais me deixou impressionado foi a aceitação passiva por parte dos jornalistas presentes, que sequer questionaram os ilusórios argumentos usados pelo governador, de que os números do seu governo são absolutamente incomparáveis (para melhor) com os dos últimos oito anos.
NOTA SEIS
Aliás, para que tenham uma ideia do quanto o convencimento do governador Tarso subiu para sua cabeça, no dia anterior (5ª feira) ele atribuiu, sem qualquer ponta de humildade, uma nota SEIS para seu governo. Mais: com tendência de alta, ou seja, chegar a OITO até o final do ano. Pode?
DELIRANTE
Ao perceber que ninguém contestava as suas manifestações delirantes, o esperto Tarso Genro foi adiante: disse que em seu governo o Estado investirá o equivalente a 17,9% da RCL (Receita Corrente Líquida) e que nos governos Germano Rigotto e Yeda Crusius os investimentos teriam sido de 6% e 5%, respectivamente.
GROSSA MENTIRA
Bem, aí quem não aguentou a baboseira foi o Pensador Darcy Francisco C. dos Santos (membro do grupo PENSAR+!), que tratou, imediatamente, de esclarecer que as declarações do governador não passam de mais uma enganação. Como especialista em finanças públicas, Darcy faz esclarecimentos em respeito à história das finanças estaduais, que não pode ser modificada ao sabor dos interesses administrativos ou políticos.
DADOS OFICIAIS
Segundo dados OFICIAIS, levando em conta somente os investimentos em % sobre a RCL a partir de 1991, o que aconteceu de fato foi o seguinte:1991 a 1994 -Governo Alceu Collares = 13,0%1995 a 1998- Governo Antonio Britto = 16,7%1999 a 2002- Governo Olivio Dutra = 8,1%2003 a 2006- Governo G.Rigotto = 8,0%2007 a 2010- Governo Yeda Crusius = 6,5%2011 a 2012- Governo Tarso Genro = 4,8%
OBSERVAÇÕES
O Governo Britto conseguiu alto nível de investimentos com recursos de privatização. A partir de 1999, a margem para investimentos foi negativa (média de -2,3%), inclusive no atual governo. Tudo o que foi realizado foi com recursos de empréstimos e saques do caixa único, que, até o final do atual governo, atingirão a cifra de R$ 14 bilhões em valores presentes.O governo Yeda contou com uma boa arrecadação e com a venda de ações do Banrisul, embora tenha feito também grande contenção de despesa.Para o atual exercício, por estar em andamento, Darcy informa que o orçamento prevê 9,1% da RCL, sendo 3,4% decorrente de empréstimos, 1,8% de transferências federais e apenas 3,4% com recursos próprios que, como sói ocorrer, nunca são realizados na íntegra.Assim, chega-se a uma simples conclusão: Tarso Genro está endividando dramaticamente o já endividado Estado do RS. Como a dívida já era praticamente impagável antes da chegada de Tarso ao governo, com ele a situação está ficando ainda pior. Para quem não sabe, a dívida pública do RS já atingiu mais de duas vezes o total da receita. Pode?