CIUMENTOS
É perceptível que, de uma hora pra outra, depois que o ditador venezuelano, Hugo Chávez, resolveu tratar o seu câncer em Cuba, ou Ilha dos irmãos Castro, outros amantes do neocomunismo, constrangidos e/ou movidos por incontrolável ciúme, passaram a visitar o pobre e decadente país caribenho.
MASSAGEM NO EGO
Alegando que a visita serve para ver de perto a propalada abertura econômica de Cuba, cada um aproveita o tempo disponível na Ilha para se entregar à uma boa massagem no ego esquerdista. Mas, todos, certamente, dedicam boa parte do período para discutir o que precisa ser feito para impedir que a chama do regime comunista venha a se apagar.
EXEMPLOS RECENTES
Vejam os exemplos mais recentes: o governador do RS, Tarso Genro, foi à Cuba com o propósito de curtir as suas férias, encerradas no último sábado. Enquanto lá estava, na semana passada, quem aportou por lá foi o festejado ditador Mahmoud Ahmadinejad, presidente sanguinário do Irã, que está fazendo um périplo pelos países latinos. O interessante é que todos os líderes que estão indo a Cuba, recentemente, fazem parte do Foro de São Paulo, organização latino-americana criada com o propósito de preservação do comunismo.
FÃ INCONDICIONAL
Ainda neste mês de janeiro, cheia de inveja e precisando oxigenar o seu cérebro socialista, quem está de malas prontas para viajar à Cuba é a nossa presidenta, Dilma Rousseff. A agenda oficial disfarça o grande propósito da visita, qual seja o de fazer uma visita cordial aos irmãos Castro, dos quais é amiga e fã incondicional. Além, é claro, de oferecer uma boa ajuda do Brasil aos cubanos.
ESPUMANTES
Aliás, vejam o que saiu da boca do governador Tarso Genro, na entrevista que concedeu, ainda no aeroporto de Porto Alegre, tão logo pisou em solo gaúcho: que mesmo em férias tratou de um assunto muito importante para o RS, ou seja, de introduzir uma pauta de exportação de ESPUMANTES gaúchos para o mercado cubano. Maravilha, não?
FALTA RENDA
Tarso foi enfático ao dizer que lá (em Cuba) essas bebidas são caras e de menor qualidade. Será que a baixíssima renda dos cubanos conseguirá estimular a remessa de cargas de espumante do RS para ser vendido em Cuba? Pelo que sei, só podem tomar espumantes, ou bebidas similares, os cubanos que conseguem fugir da Ilha, que abomina a liberdade.
PUGILISTAS EXPATRIADOS
É uma pena que ninguém tenha perguntado ao governador Tarso, se, entre o lazer e os negócios com espumantes, teve tempo para visitar e saber como estão os pugilistas cubanos, Guillermo Rigoundeaux e Erislandy Lara. Estes atletas, só para lembrar, por ocasião dos Jogos Pan Americanos no RJ, (quando Tarso era o ministro da Justiça), foram expatriados, sem dó nem piedade.