REPERCUSSÃO
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS, que está sendo montado pelo governador Tarso Genro, sobre o qual me referi na semana passada, continua repercutindo junto à minúscula sociedade pensante gaúcha.
MODELO VICIADO
Da forma como foi imaginado e montado o tal CODES gaúcho, da mesma forma como me manifestei, os pensantes também estão se convencendo de que este modelo é viciado e, portanto, incapaz de produzir bons resultados para o Estado.
CIUMEIRA E EGO
Como são muitas as mensagens que entram a todo momento na minha caixa estou voltando ao assunto. Principalmente, porque a mídia já está expondo que a formação do Conselho do RS só serviu para duas coisas: dar ciúmes aos esquecidos; e massagear o imenso ego dos membros convidados.
CONSELHO GESTOR
Pois, antes de tudo informo que este mesmo assunto também está sendo tratado no Estado de Santa Catarina: ali, o governador Raimundo Colombo criou um CONSELHO GESTOR ao invés de um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Com se vê, o Conselho catarinense já é econômico no número de palavras. O que já é um bom sinal.
ECONOMIA DE MEMBROS
Mas não fica só por aí: se as funções entre ambos os Conselhos são até certo ponto semelhantes, o número de membros, que no RS já chega a 85, em SC são apenas 05. De novo: apenas CINCO. Outra enorme economia, desta vez no número de membros. Que tal?
O MELHOR
Agora, o que o Conselho Gestor realmente tem de melhor: todos os seus membros têm formação técnica. Eis: 1- Secretário da Fazenda (formação técnica ? brasileiro radicado nos EUA onde exercia Consultoria na área financeira);2- Secretário da Administração (formação técnica, oriundo dos quadros de carreira da Secretaria da Fazenda);3- Procurador Geral do Estado (formação técnica na área judiciária);4- Secretário de Comunicação (formação técnica / jornalista);5- Secretário da Casa Civil do Governo (formação técnica / política). Que tal?
MORAR EM SC
Já estou imaginando que os gaúchos pensantes, por serem dotados de alguma consciência, já estão prontos para morar em SC. Ah, antes que eu me esqueça: o Conselho Gestor também não remunera seus membros, pois todos os técnicos já exercem cargos remunerados pelo Estado.