CONTRA A IMPRENSA LIVRE
Ontem, numa atitude nada surpreendente, o presidente Lula deplorou, de forma veemente, a liberdade de expressão. Simplesmente porque a imprensa resolveu denunciar as safadezas praticadas por vários integrantes de seu governo. Pode?
APREÇO PELA DITADURA
Para demonstrar todo o apreço que tem pela ditadura, a exemplo de Hugo Chávez, o nosso presidente intimou as centrais sindicais e militantes de todos os partidos esquerdistas arruaceiros para um ato público de repúdio à imprensa. O ato acontece amanhã, 23, às 19h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas de SP e até ontem à noite já haviam confirmado presença as turmas do PT, PC do B, PSB, PDT, CUT, CTB, CGTB, MST e UNE. Que tal?
PRESENÇA DA FIERGS
Lula deve estar estranhando que o nome do presidente da Fiergs, Paulo Tigre, ainda não foi colocado na lista dos apoiadores do seu movimento. Mas, pela postura que vem adotando, a presença do líder empresarial do RS já é tida como certa.
MARCEL GARNIER
Pois, no momento em que tomei conhecimento da notícia, me veio à lembrança o que me disse, pessoalmente, o diretor Geral e Presidente do Conselho de Administração da RCTV (emissora venezuelana cassada pelo ditador Hugo Chávez), Marcel Garnier, com quem conversei longamente, em maio deste ano, no Fórum da Liberdade.
SOMOS NÓS MESMOS
Garnier, que veio a Porto Alegre para receber o Prêmio Liberdade de Imprensa 2010 (o mesmo prêmio que tive o prazer de receber na sua primeira edição, em 2008), disse que os maiores inimigos da liberdade - somos nós mesmos - por três razões - pelo medo, pela relutância em assumir responsabilidades e pelo egoísmo.
RESPOSTA DE GARNIER
No meio da conversa perguntei ao premiado: - Por que a imprensa venezuelana não se preocupou adequadamente com as atitudes de Chávez, que acabou por calar a mídia e se tornar um ditador? A resposta foi simples e rápida: - A imprensa e os empresários relaxaram. Não levaram à sério as intenções de Chávez. Nunca imaginaram que o monstro chegaria a tanto. Deu no que deu. Garnier ainda arrematou: - Cuidado! Não deixem que o mesmo aconteça no Brasil. Façam de tudo para impedir o avanço da ditadura.
DITADURA
Pelo visto, muita gente (inclusive muitos empresários filiados à entidades tipo Fiergs) não está nem aí para o que está acontecendo. Continuam entendendo que o errado é quem dá opinião contrária a este governo, como é o meu caso.Da mesma forma, muitas empresas de comunicação, até ontem, faziam o mesmo. Tudo porque as verbas de publicidade falavam mais alto. Lula, ao perceber esta falta de caráter, coisa típica dos mercantilistas, avançou como quis na sua empreitada que visa levar o nosso pobre país a uma ditadura.