DUAS DATAS
Duas datas internacionais muito importantes são comemoradas neste mês: para os americanos o 4 de julho, Dia da Independência; e para os franceses o 14 de julho, dia da queda da Bastilha.
SEM COMENTÁRIOS
A imprensa brasileira, infelizmente, achou por bem não fazer comentários, na semana passada, sobre a passagem do 4 de julho, data da Independência dos EUA.
SÍNTESE DA CARTA
Sempre que possível deveria ser repetida, exaustivamente, a síntese mais importante da Carta de Declaração da Independência americana, ocorrida lá em 1776: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade individual.
INSPIRAÇÃO
Como amanhã é 14 de julho, data historicamente importante para os franceses, ainda há tempo para que a mídia estampe o quanto a queda da Bastilha pode inspirar a nós brasileiros.
ELEMENTO-CHAVE
Sempre é bom lembrar que o 4 de Julho de 1776, embora seja muito festejado nos EUA, foi o elemento-chave para que os franceses possam comemorar o 14 de julho de 1789, quando atacaram e derrubaram a Bastilha.
O BRASIL NÃO FEZ
O que os franceses e americanos fizeram lá atrás, o Brasil precisa fazer com urgência: 1- promover a queda do absolutismo político; e, imediatamente após, tratar de escrever uma Constituição igual a dos americanos.
A NOSSA BASTILHA
O momento atual não poderia ser mais propício. Os escândalos políticos praticados em todos os cantos do país, estimulam uma mudança e um enfrentamento. Afinal, o Senado está para o Brasil como a Bastilha esteve para a França.