CONHECEDORES
Nos últimos anos, o consumo de vinhos de várias origens cresceu muito no Brasil. Com isso aumentou o número de CONHECEDORES, embora uma parte dessa turma, mais para se exibir, entrou para a triste categoria dos ENOCHATOS.
APRECIADORES
Considerando que o mercado de vinhos vive, basicamente, dos seus APRECIADORES, uma enorme categoria na qual me incluo, é natural que todos queiram provar aqueles que mais se destacam. É desta maneira, aliás, que os consumidores elegem os vinhos que mais vão tomar.
BOICOTE
Pois, mesmo admitindo que, no meu modesto gosto, vários vinhos do RS já se destacam pela qualidade, manifesto aqui a minha total solidariedade e o meu apoio irrestrito aos donos de restaurantes de São Paulo, que resolveram boicotar os vinhos gaúchos.
SALVAGUARDA
Estou convencido de que não é com SALVAGUARDAS que os vinhos produzidos no Brasil e/ou no Rio Grande do Sul ficarão melhores ou ganharão maior preferência dos consumidores em relação aos vinhos importados. Não é por aí, gente.
PUBLICIDADE
Ora, a preferência por um vinho se dá pela qualidade e pela sedução. Muita gente é seduzida pela denominação de origem e pela beleza do rótulo. Sedução se dá pela publicidade e pelo ensinamento. Como as vinícolas brasileiras não anunciam, não fazem publicidade de seus vinhos, como querem ganhar a preferência dos consumidores?
ABSURDO TEMPORÁRIO
Portanto, a tal SALVAGUARDA que os produtores estão pleiteando, além de estúpida é também carregada de muita falsidade. Só o fato dos produtores dizerem que querem uma medida temporária é pra lá de absurda. Todos os brasileiros sabem que uma vez em vigor uma besteira, não há santo capaz de exorcizá-la.
ESPUMANTES
Vejam, por exemplo, o que acontece com os espumantes produzidos no RS. Aí a situação é bem outra. Os consumidores entendem que a qualidade é superior e em muitos casos supera os importados. Esta conquista, só para deixar bem claro, se deu sem precisar da estúpida SALVAGUARDA.