CORAJOSO?
Há quem considere o novo cardeal João Braz de Avis, catarinense que na semana passada recebeu o título de cardinalício, um homem corajoso, que não tem papas na língua. Pode ser. Porém, como não o conheço deixo de emitir opinião sobre estas características pessoais que lhe foram apontadas.
A IGNORÂNCIA, POR EXEMPLO
Entretanto, como o cardeal, no seu pronunciamento logo após ter recebido o título, pediu que a Europa e os EUA desçam do pedestal e voltem seus olhares para a América Latina, o mesmo deu a entender que não tem a mínima idéia das coisas que mais afligem os países latinos. A ignorância, por exemplo.
ENGANO, CARDEAL
João Braz de Avis disse que, mesmo tendo mudado nos últimos anos, muitos países da América Latina, Ásia e África continuam pensando que são colônias e/ou de Terceiro Mundo. Engano, meu caro cardeal: a maioria dos países latinos faz de tudo para continuar no atraso. A maioria, inclusive, continua com a idéia fixa de que o comunismo é a salvação do planeta.
AVANÇO DA DITADURA DE ESQUERDA
Além do desinformado cardeal, os latinos precisam saber que o plano mestre dos nossos governantes é fazer com que ditaduras comunistas se instalem o mais rápido possível no maior número de países da América do Sul e Central.Hoje, além de Cuba (original e por isso o maior exemplo), vários outros países, como Venezuela, Bolívia, Nicarágua, Paraguai, Argentina e Equador, estão mostrando um importante avanço em direção ao regime ditatorial de esquerda.
CALAR A IMPRENSA
A mais recente prova do autoritarismo latino, caro cardeal Avis, está sendo protagonizada pelo líder do Equador, Rafael Correa. Como membro do Foro de São Paulo e, portanto, fiel aos ensinamentos de Antoine Gramsci, que constam na sua obra ?
Os Cadernos do Cárcere
-, uma das providências que acelera o processo de mudança para o regime comunista é CALAR A IMPRENSA. Para tanto, Correa já usa a sua força autoritária para levar o diário El Universo à falência. O motivo? Simples, gente: tudo porque o jornal resolveu criticar o presidente equatoriano. Ora, isto, em regimes comunistas, é absolutamente impensável. Que tal?
CLUBE DE OPINIÃO
Pois, como presidente do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião de Porto Alegre faço aqui um alerta através de uma lembrança: isto já aconteceu no RS, no governo do petista Olívio Dutra, que lutou de todas as formas para calar os comunicadores contrários às suas idéias e/ou decisões. Observem o detalhe: o PT (leia-se Lula) é membro fundador do Foro de São Paulo, organização comunista latino-americana criada após a queda do muro de Berlim com o propósito de não deixar o comunismo sucumbir.
OLHAR PARA CIMA
Não é possível que o cardeal Avis, por ser catarinense, desconheça tudo isto. Se não sabe deveria estudar mais antes de fazer declarações fantasiosas como aquelas que fez na semana passada. Aqui entre nós, cardeal desinformado: quem precisa olhar para cima são os pobres países latinos.