Artigos

17 dez 2009

CAPACIDADE GERENCIAL RECONHECIDA


Compartilhe!           

NA PONTA DO LÁPIS
Ontem, a governadora Yeda Crusius, no descontraído almoço de fim de ano que ofereceu a um grupo de comunicadores, deixou uma notável impressão da sua capacidade gerencial. Finalmente, através de uma boa administração, o RS está conseguindo cumprir, na ponta do lápis, o Orçamento do Estado.
SEM FICÇÃO
Nos últimos quarenta anos, como se sabe, em matéria orçamentária o povo gaúcho foi simplesmente engambelado. Nesses longos anos o orçamento público não passou de uma peça de ficção. Gozando do descrédito de que poderia alcançar algum sucesso no enfrentamento do problema, a governadora Yeda foi em frente e resolveu dar um basta na fantasia dos números orçados.
ACERTOS RECONHECIDOS
Hoje, se motivos existem para criticar a postura política da governadora, no aspecto administrativo e gerencial não há como não elogiá-la. Afinal, os acertos já estão sendo reconhecidos pelos reais resultados colhidos durante os anos de 2007, 2008 e 2009. O Orçamento do Estado do RS, enfim, deixou de ser uma farsa.
SEM DÉFICIT
A situação econômica do RS está muito longe do ideal. Mas, pelo efeito comparativo, muita coisa já mudou. Para melhor. Principalmente nas contas públicas, quando se compara aquilo que foi orçado com o efetivamente realizado. As contas, pasmem, vem fechando, ano a ano, sem déficit, coisa que, repito, era impensável, para não dizer impossível.
PROJETOS REJEITADOS
Embora a governadora esteja festejando as conquistas até agora obtidas, muitos projetos que poderiam ter contribuído para melhorar o RS não foram reconhecidos por outros Poderes. Gente, enfim, que continua desprovida de vontade, interesse, inteligência e discernimento sobre os grandes problemas que afligem o Estado gaúcho.
BEM AVALIADA
Se os porto-alegrenses não conseguiram enxergar com muita clareza as realizações do governo Yeda, nestes últimos três anos, o povo que vive no interior do Estado teve percepção mais nítida e consagradora. Daí a razão pela qual a governadora vem recebendo muitas homenagens em muitos municípios. Cidades estas que nunca haviam recebido atenção do governo estadual.
REELEIÇÃO
Creio que é no interior que Yeda está encontrando forças e razões para se lançar candidata à reeleição. Vários jornalistas de diversas regiões do Estado confirmaram isso, ontem. A impressão que tenho é que o povo, finalmente, está dando mais preferência para o aspecto gerencial dos governantes. Ora, se isto se confirmar, o peso da boa administração deste governo pode definir a eleição.