HISTÓRIA DO BRASIL
Sem entrar no mérito dos tipos de crimes praticados pelos degredados portugueses, o fato é que o Reino decidiu expulsar muitos deles para o Brasil, como nos ensinam os livros de História.
ABRIGO DE BANDIDOS
Com isso, quando sai alguma notícia de que a impunidade venceu mais uma vez, e que o governo continua vendo os criminosos com muita simpatia (vide a impunidade reinante), o que vem à tona é que o Brasil, mesmo depois de 510 anos, continua sendo um abrigo para os degredados.
CONVITE PRESIDENCIAL
Pois, além de vários facínoras estarem vivendo tranquilamente no Brasil, considerado por eles mesmos como o lugar mais hospitaleiro do mundo, quem já recebeu o convite presidencial para fazer companhia à Cesare Battisti é o tirano Hugo Chávez. Que tal?
O RS NA FRENTE
Caso o ditador venezuelano aceite o insistente convite da presidenta Dilma, para que trate a sua doença no Brasil, alguns estados vão fazer de tudo para hospedar o bandido. O RS, certamente, pela admiração que tem por ditadores comunistas em geral, vai sair na frente, com certeza.
ESFORÇO DOS GOVERNOS
Para atrair investimentos estrangeiros, ou para facilitar a vida dos empreendedores desesperados com a burocracia e com a reiterada má vontade dos órgãos licenciadores, aí os governos estaduais não se mexem. Mas, para que bandidos de fora permaneçam no Brasil aí o esforço é total.
CASO PORTUCEL
Vejam, por exemplo, o que acontece com a Portucel Soporcel, um grupo europeu dedicado à produção e comercialização de papéis de alta qualidade para os segmentos office e offset.A empresa decidiu suspender o investimento de 4,8 mil milhões de reais no Brasil, mais precisamente no Estado do Mato Grosso do Sul. O motivo da suspensão? O aumento nas restrições à compra de terras por estrangeiros no Brasil. Pode?
MORRA O BRASIL!
Decisões como esta me remetem ao período pré-governo Collor, quando o Brasil vivia o drama da reserva da informática. Lembram? Pois é. Pois, baseado num parecer de 2010, a Advocacia-Geral da União equiparou o investimento aos conceitos de empresa nacional de capital estrangeiro, e companhia controlada por acionistas não-residentes no país ou com sede no exterior. Pode? Viva Fidel! Viva Chávez! Morra o Brasil!