Artigos

01 nov 2017

BRASIL - UM AMBIENTE COMPLICADO


Compartilhe!           

RECUPERAÇÃO INEGÁVEL

Quem observa o ano de 2017 pela ótica dos mais variados índices que medem o desempenho da nossa economia, não tem como negar que a maioria das atividades está mostrando uma tendência de recuperação, prometendo para 2018 um ano bem melhor.


RITMO

Entretanto, se observado o tamanho da brutal queda, que atingiu praticamente todas as atividades, resultado de medidas equivocadas, porém intencionais, tomadas ao longo dos governos Lula/Dilma-Petistas, as fortes perdas só -poderão-ser zeradas no médio ou longo prazo. Isto, no entanto, dependerá do ritmo que venha a ser apresentado daqui para frente.


AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Desde já, para que ninguém se surpreenda, é bom que todos os brasileiros verifiquem em que pé o Brasil foi colocado em termos de AMBIENTE DE NEGÓCIOS, ferramenta imprescindível para impulsionar o decantado CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL, que muito se fala e pouco acontece.


DOING BUSINESS

Pois, para desespero geral (pelo menos para os mais sensatos) quem se dedica a ler o importante relatório Doing Business 2018, fruto de um competente estudo feito pelo Banco Mundial, o nosso empobrecido Brasil caiu da 123ª colocação para a 125ª posição no ranking que compara o ambiente de negócios em 190 países do mundo. Um horror.


LEIS, REGULAÇÕES E BUROCRACIA

O relatório Doing Business 2018, (refere ao ano anterior) mede o impacto das leis e regulações e da burocracia no funcionamento das empresas. Entre os itens avaliados estão o número de dias gastos na abertura de empresas, no pagamento de impostos, na obtenção de alvarás de construção, na conexão com a rede elétrica e no registro de uma propriedade, na obtenção de crédito e na execução de contratos e resolução de insolvência.


O PIOR ENTRE OS PAÍSES DO BRICS

Pois, se comparado com os demais parceiros no Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul) todos estão à frente do nosso querido Brasil no ranking mundial. Mais: o Brasil figura bem abaixo de vários países latino-americanos, como é o caso da Argentina (117º), Peru (58º) e Chile (55º). Ou seja, a posição do Brasil se identifica com países comunistas, tipo Venezuela, Cuba, Nicarágua, etc...


PAGAMENTO DE IMPOSTOS

Vejam que no critério geral de "pagamento de impostos", que considera também o peso dos tributos e contribuições obrigatórias em relação ao lucro, o Brasil aparece na 184ª posição entre os 190 países analisados.
Mais: o Brasil também disputa as últimas colocações nos quesitos -abertura de empresas- (176º) e -obtenção de alvarás de construção- (170º). O melhor desempenho foi em relação a obtenção de energia elétrica (45º), proteção a investidores minoritários (43º) e execução de contratos (47º).