ATIVIDADE PRINCIPAL
Perguntinha básica com resposta óbvia: Quem não sabe qual é a principal atividade econômica dos Morros do Rio? Qual, realmente, pelo que representa em termos de volume financeiro circulante, puxa outras atividades (comércio e serviços) em funcionamento?
CRISE NO MORRO
Como a resposta é de domínio público, cabe mais duas: Com a ocupação das Forças Armadas no Complexo do Alemão, o consumo de bens e serviços nos Morros será o mesmo? Como o comércio do Morro vai reagir à crise de asfixia temporária do tráfico de drogas?
OS FESTEJOS ESCONDEM
Pois, é, gente. Como a principal economia do Morro está muito limitada pela ocupação policial, as demais vão sentir. Algumas, inclusive, vão fechar as portas. Se nestes primeiros dias os festejos escondem esta realidade local, em pouco tempo tudo vai ficar muito claro.
ASSISTENCIALISMO
Como o governo já disse que vai manter a ocupação durante o ano de 2011, para atender as manifestações dos atingidos o governo certamente vai criar o mais novo produto assistencialista: a Bolsa Morro.
BOLSA MORRO
Desta forma todos viverão felizes para sempre. Os mais espertos, além de voltar a traficar drogas, cujo mercado é incessante, ainda vão receber a Bolsa Morro. Que tal?
SEM SEGREDO
O vazamento de material confidencial feito pelo site Wikileaks mostrou documentos em que o governo dos EUA considera o Ministério das Relações Exteriores do Brasil um adversário que adota uma -inclinação antiamericana-. Alguma surpresa? O Ponto Crítico diz isto desde o primeiro dia do governo Lula. Sem segredo.
SURPRESA
A única surpresa contida no documento fica por conta da posição do ministro Nelson Jobim, da Defesa, que é tido como um aliado em contraposição ao quase inimigo Itamaraty. O curioso é que, por ser da Defesa, o ministro nunca poderia segredar coisa alguma sobre os riscos de uma má conduta diplomática. As Forças Armadas também gostam de fazer segredos?