PAPEL IMPORTANTE
O papel e a existência das Agências de Regulação são de suma importância para o Brasil e, no caso da AGERGS, é fundamental para o RS. Países adiantados e inteligentes não dispensam o funcionamento das agências evitando assim que os governos intervenham nas concessões de serviços públicos. Depois de assinados os contratos, entre os poderes concedentes (governo) e as concessionárias, a ordem é fiscalizar e exigir o cumprimento dos contratos.
AVALIAÇÃO DAS ESTRADAS
Ontem, na AGERGS, em Porto Alegre, ao apresentar os números da avaliação de Pavimento e Sinalização, por Pólos de Concessão Rodoviária e Trechos ? 2005, deixou claro que nenhuma das Concessionárias de Rodovias do RS atingiu a meta no item -Qualidade de Pavimentação-. Já no item -Qualidade de Sinalização- todos superaram, com folga, a meta.
PODER OMISSO
Antes que os leitores, que pagam pedágios, fiquem revoltados pelo não cumprimento dos contratos por parte das Concessionárias, num item tão importante, é preciso entender o seguinte: o Poder Concedente (governo) foi omisso, pouco sério e nada responsável, o que determinou o resultado apresentado pela AGERGS.
GOVERNO IRRESPONSÁVEL
A grave insegurança jurídica, o já sistemático não cumprimento dos contratos (explicado neste caso pela falta de atualização dos valores das tarifas em 1996; reduções de tarifas através de termo aditivo em 1999; novas praças que até hoje foram abertas embora acordadas em contrato), tudo isto diminuiu fortemente a receita das Concessionárias e, por conseguinte, impediu os investimentos necessários.
ADVERTÊNCIA
Portanto, muito cuidado: antes de simplesmente atribuir às Concessionárias o papel de vilões e culpados, é bom conhecer os impedimentos promovidos pelo governo (Concedente). O difícil mesmo será a imprensa aberta entender este raciocínio. Neste caso, por certo que vão crucificar as concessionárias quando deveriam expor o legitimo e perigoso vilão.
POUCA SIMPATIA
Uma coisa é mais do que certa: o Executivo, em todos os níveis no Brasil, vem mostrando pouquíssima simpatia pelas Agências. E os Legislativos, pela mesma razão, embora tenham aprovado a existência das Agências, não estão dando a mínima importância. Esta insegurança, além de afastar novos investidores, produz um sentimento ruim para a sociedade já bastante confusa. Quem não gosta de pedágios pensa que o governo está certo. Na verdade está muito errado. Assim não haverá PPPs nem coisa alguma.
RECONHECIMENTO
A Comercial Gerdau foi reconhecida com o prêmio Inda de Ação Social pelo segundo ano consecutivo. Realizado pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), o reconhecimento destaca as empresas que mais apoiaram ações de responsabilidade social. O projeto Adote uma Escola foi o destaque da premiação. A Comercial Gerdau, com apoio do Instituto Gerdau, beneficia 71 escolas públicas de todo Brasil. São aproximadamente 45 mil alunos atendidos e 950 colaboradores atuando voluntariamente nas iniciativas.
DISTINÇÃO
A Famastil Taurus Ferramentas, e Prat-K Utilidades Domésticas, pertencentes ao mesmo grupo, conquistaram, respectivamente o primeiro e o terceiro lugares entre as empresas que mais contribuem para a arrecadação de ICMS no município. As empresas receberão o Troféu Gramado Empreendedor, concedido pela Prefeitura de Gramado. A agraciação será realizada dia 20/12, na Câmara Municipal de Vereadores, e integra a 13ª Festa da Cidadania, comemorativa ao 52º aniversário de emancipação política da cidade. A distinção às maiores empresas geradoras de ICMS ao município é feita com base no ano do exercício fiscal anterior.
ISE
A Aracruz Celulose foi novamente escolhida para fazer parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o único do gênero na América Latina. Para selecionar as 34 empresas que integram o índice, foram enviados questionários para 120 companhias emissoras das 150 ações mais líquidas da Bovespa. Foram avaliados de forma integrada aspectos ambientais, sociais e econômico-financeiros. A companhia também se manteve no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World) 2007, que destaca as melhores práticas em sustentabilidade corporativa no mundo. Este ano a Aracruz foi a única empresa do setor de papel e celulose selecionada para compor o índice global. Mais informações no link: www.aracruz.com.br/show_inv.do?act=news&id=322.
ENGENHEIRO DO ANO
A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) realizará na próxima segunda, 11, a solenidade de entrega da láurea "Engenheiro do Ano 2006". Nesta 22ª edição do prêmio, serão agraciados, pela Área Privada, o eng. Ricardo Menna Barreto Felizzola, presidente da Altus Sistemas de Informática S.A. e o eng. André Loiferman, diretor-presidente da Brasília Guaíba Obras Públicas S.A. Pela Área Pública, receberão o troféu o eng. Hildo Francisco Henz, presidente da Refinaria Alberto Pasqualini ? Refap S.A. e o eng. Valter Luiz Cardeal de Souza, diretor de Engenharia da Eletrobrás ? Centrais Elétricas Brasileiras S.A.
90 ANOS
Em comemoração aos 90 anos da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), o presidente da filial gaúcha da entidade, Felipe Ferreira Silva, recebe seus associados para um jantar de comemoração nesta sexta, dia 08.
CURSO
O curso "Aprenda a Investir na Bolsa de Valores" é básico e voltado a quem tem pouco conhecimento ou está iniciando no mercado de capitais. Ele é prático e vai lhe ensinar como comprar e vender uma ação, analisar os gráficos para detectar os pontos de compra e de venda, detectar as tendências de mercado e lhe informar quais as melhores empresas para se ter participação acionária. Mostra os riscos e oportunidades de cada tipo de análise. Nos dias 8 e 9/12. Inscrições pelo e-mail cursos@xpi.com.br.