Artigos

31 ago 2009

ANULANDO AS VANTAGENS


Compartilhe!           

PERSPECTIVAS
Se fizermos uma comparação com o período que antecedeu ao estouro da bolha de crédito, já é possível perceber que a crise mundial trouxe perspectivas muito mais importantes para o Brasil.
PREFERÊNCIA
Embora atingido também pelos efeitos do enxugamento do crédito internacional, o Brasil começou a ganhar forte preferência de investidores externos. Tudo isso devido, principalmente, à solidez do nosso sistema financeiro.
OLHOS DO MUNDO
Como o crédito passou a receber enorme atenção, devido ao altíssimo grau de inadimplência existente por este mundo afora, o Brasil passou no teste, mostrando que não é este o mal que nos atinge. Foi a partir desse diagnóstico que os olhos do mundo se voltaram para as oportunidades aqui existentes.
ENCANTAR AO MÁXIMO
Ora, quem passa a ter o fantástico privilégio de contar com tais preferências, o que mais precisa é agarrar com unhas e dentes a oportunidade, antes que a crise acabe. É a hora em que os mais espertos tratam de esticar ao máximo o encantamento de seus admiradores.
COMPORTAMENTO ATRASADO
Por questões de comportamento atrasado, coisa já histórica, estamos jogando fora mais esta magnífica oportunidade que a crise mundial está proporcionando. Basta olhar nos detalhes para perceber que não fazemos questão de ser um país de primeiro mundo.
ALGUMAS PROPOSTAS
Pois, justamente no momento em estamos sendo muito procurados, o governo parece querer evitar o acesso. Basta observar algumas propostas que colocou em pauta, ao mesmo tempo: 1- Tentativa aguda de redução da jornada de trabalho; 2- Recriação de novo imposto sobre transações financeiras (CSS); 3- Aumento substancial nos índices de produtividade das terras agriculturáveis, além de querer um aumento do percentual da reserva legal das matas; 4- Aumento significativo das despesas de governo; 5- Aumento brutal do rombo da Previdência; 6- Preocupação exclusiva com a sustentabilidade ambiental, descuidando por completo com a sustentabilidade econômica; 7- Proposta para impedir a possibilidade de demissão de empregados nas empresas.
FESTA NA CHINA
Esta lista breve, obviamente, não esgota tudo aquilo que o governo está pretendendo. Mas, por aí já é possível perceber o quanto queremos que os investidores percam rápido o encanto que tiveram com o Brasil. Quem deve estar festejando tudo isso é a China e outros países asiáticos, que ficarão cada vez mais competitivos.