PIB DO SEGUNDO TRIMESTRE
Na quarta-feira, 11, a Fundação de Economia e Estatística divulgou o resultado do desempenho da economia do RS, referente ao SEGUNDO TRIMESTRE de 2013.
CRESCIMENTO DE 15%
Pois, para alegria da gauchada, o PIB gaúcho apresentou crescimento de 15% no período, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O que, por sinal, garantiu a festa em quase todos os cantos e rincões do Estado.
O RESPONSÁVEL ESPERTO
O governador Tarso, esperto como ninguém, com a mesma ênfase com que culpou o clima pelo fracasso colhido no ano anterior, se considerou responsável pelo bom crescimento verificado no SEGUNDO TRIMESTRE deste ano.
CHINA
Pois, sem o propósito de querer jogar água fria no ambiente alegre que os números proporcionaram, é pertinente dizer que a economia do RS não é nada parecida com a da China, como referiu o governador Tarso.
PÉ DE SALSA
Aliás, é importante lembrar dois aspectos importantíssimos: 1- os dados correspondem ao SEGUNDO TRIMESTRE DE 2013; e, 2- a base sobre a qual houve crescimento, se mostrava extremamente baixa. Ou seja, diante do tsunami promovido pela seca no ano anterior, bastaria a colheita de apenas um pé de salsa para que a agricultura apresentasse algum crescimento.
BASE MUITO BAIXA
Vale lembrar também que no SEGUNDO TRIMESTRE DE 2012, em comparação com o mesmo período de 2011, o PIB do RS apresentou REDUÇÃO DE 6,8%. A Agropecuária caiu 46,4%; a Indústria recuou 3,1%; e o setor -Serviços- foi o único que apresentou crescimento: alta de 2,8%.
VELA PARA OS SANTOS
Portanto, quando a comemoração se justifica, festejar é sempre bom e necessário. Sugiro, entretanto, que os gaúchos não deixem de acender uma vela para cada um dos dois santos que proporcionaram o belo crescimento do PIB do RS: o CLIMA e a SOJA.