APAVORADO
O governo brasileiro tem se mostrado apavorado com o crescimento da inflação. Hoje, inclusive, os jornais estampam que devido à persistência da elevação dos preços dos alimentos, o BC resolveu criar um grupo especial para monitorar de perto a variação dos preços das commodities e dos alimentos básicos.
DELÍRIO
Ora, só esta providência infantil basta para identificar que a inflação brasileira mexeu com o cérebro dos membros da equipe econômica do governo Dilma. O efeito da doença faz com que a equipe econômica esteja com uma febre tão alta a ponto de estar delirando. Isto, como se sabe, é muito grave.
INDEXAÇÃO
Ora, independente da elevação dos preços de qualquer produto pelo efeito da demanda, que só persiste até o momento em que se eleva a oferta dos mesmos, um grave problema do Brasil, nesta questão, tem nome: INDEXAÇÃO.
ARMA DE DEFESA
Como vivemos por muitos e muitos anos com inflação descontrolada, a correção monetária se constituiu e se solidificou numa arma poderosa de defesa contra o aumento desenfreado dos preços, que por sua vez, diga-se de passagem, só aumentavam porque o governo emitia dinheiro sem parar.
PLANO REAL
Pois, mesmo depois do Plano Real, que deu maior estabilidade à moeda, a correção monetária, medida pelos mais diversos índices que o mercado oferece, não deixou de ser utilizada. Continua, implacavelmente e sistematicamente sendo aplicada aos meios de produção.
TAXAS DE JUROS
Como o governo não admite, jamais, diminuir despesas, que por sua vez diminuiria a emissão de moeda (a vista e a prazo), as taxas de juros tem sido a única ferramenta que o BC dispõe para tentar conter a inflação.
FAZENDO ÁGUA
Esta mesma taxa de juros, que o governo decide para poder se financiar, também vão para os custos de produção. Que, por sua vez, empurram os preços dos produtos para cima.Resumo: ou o Brasil faz as reformas, para poder reduzir as despesas públicas, ou o vôo da nossa economia será sempre igual ao da galinha: aos pulos. O que se vê no horizonte, infelizmente não é nada bom. O governo é quem está colocando água na sala de máquinas.