Artigos

14 set 2007

A SABATINA


Compartilhe!           

A CONVENÇÃO
Há poucos dias atrás o PT fez a sua convenção nacional com direito a grande repercussão na mídia. Chamou a atenção o assunto que dominou o encontro, onde o presidente Lula foi bastante enfático: o novo comportamento ético e moral que deveria ser adotado pelos filiados do partido.
MEA CULPA
Lula e muitos outros dirigentes fizeram o mea culpa. Admitiram em seus discursos, com todas as letras, que os petistas cometeram deslizes morais. Mesmo assim não perdeu a oportunidade para afirmar que nenhum partido é mais ético do que o PT. Como se postura e comportamento fizessem parte de concursos para escolha de um vencedor.
NOVA POSTURA
Passados pouquíssimos dias da confissão pública da falta de moral e ética, o PT se defrontou, na última quinta-feira, na sessão que decidiu o destino de Renan Calheiros, com a sua primeira sabatina para poder mostrar a requerida nova postura e novo comportamento.
ENDOSSO
E o resultado aí está: o PT votou em peso pelo arquivamento do processo do presidente do Senado. O PT, se dizendo disposto a vestir uma nova roupa limpa, simplesmente endossou as falcatruas. Em vários discursos. Um deles, proferido pelo senador Aloísio Mercadante, foi primoroso quando alegou que ainda não viu coisa alguma que pudesse incriminar Calheiros.
O NOVO PT
Como se vê, uma nova postura petista já está em vigor. Pior do que a anterior, que estava mais suja que pau de galinheiro (com o perdão às galinhas). Esta é, enfim, a nova postura moral e ética dos petistas. E o povão que recebe Bolsa Família, junto com os intelectuais, aplaude e vibra.
DE MODELO?
Pelo visto, os gaúchos só continuam decididos, valentes e corajosos na letra do Hino Rio Grandense. As nossas façanhas que deveriam servir de modelo a toda Terra, como os gaúchos fazem questão de cantar, com muito orgulho, principalmente neste mês em que se comemora a data Farroupilha (dia 20 de setembro), já não passam de silêncio e apatia sepulcrais.
CANTAR, CANTAR, CANTAR
Até o Jabor (comentarista da TV Globo) chegou a comentar o assunto, imaginando que alguma reação às safadezas só poderia acontecer a partir do RS. Muita gente do sul gostou e até viu o próprio ego massageado com a fala do Jabor. Agora, o declarante já deve estar frustrado. Os gaúchos mostram que só sabem mesmo cantar, cantar e cantar. Nem sabem o que diz a letra.