ESTRUTURA
Quando a economia de um país começa a despontar com índices de crescimento elevados é importante verificar se a máquina tem estrutura suficiente e adequada para suportar um giro alto e constante.
MAIS AFINIDADE
Para facilitar o entendimento daquilo que uma economia exige para manter um crescimento vigoroso vamos compará-la com coisas que o povo tem mais afinidade: o automobilismo ou um time de futebol, por exemplo.
AUTOMOBILISMO E FUTEBOL
Para que um veículo seja competitivo é necessário possuir uma estrutura adequada para poder suportar a força do seu motor. Mais: precisa de um bom piloto e uma excelente equipe, ambos muito bem treinados. Some-se aí a qualidade dos pneus, do combustível e da pista.O mesmo vale para o futebol: para que um time tenha um bom desempenho e evite o rebaixamento, além de um técnico qualificado é necessário jogadores bons e bem treinados, que conheçam as regras do jogo e estejam focados no objetivo.
ECONOMIA
Na economia não é diferente. O crescimento do PIB depende de uma boa pista. Quanto menos obstáculos melhor o desempenho dos agentes. Quem faz, efetivamente, os produtos e os serviços precisa ser dotado de boa educação. Isto é tão importante quanto a infra-estrutura, representada por energia, telefonia e logística (ruas, avenidas estradas, portos, etc.)
CRÉDITO E EDUCAÇÃO
O Brasil conseguiu nestes últimos anos bons resultados na economia. No entanto, a sociedade ainda não percebeu que isto se deu mais por impulsão do crédito e quase nada pela educação do povo. Isto não é bom e as consequências são pra lá de arriscadas.
RESISTÊNCIA
Alguns leitores tem resistido à lógica do meu raciocínio. Este é um sinal de que a minha comunicação já não está sendo boa para todos. Se alguns leitores entendem com clareza os meus textos, outros ainda nem tanto. É o caso daqueles que obtiveram crescimento de renda, sem o devido acompanhamento do conhecimento, que continua lá atrás. Estes ainda precisam ganhar mais compreensão sobre diversos assuntos.
ATESTADO
O atestado desta realidade é extraído quando alguém diz, claramente, sem se dar conta, de que não concorda com coisas que jamais escrevi. Isto é uma prova de que um país que cria desenvolvimento pelo crédito, e não pela educação, tem prazo de crescimento do PIB limitado. Olhando para o Índice de Desenvolvimento Humano, medido pela ONU, tudo se explica: Segundo o IDH, divulgado recentemente, o Brasil ocupa o 73º lugar e a educação é o principal entrave para o País avançar nesse ranking. A nossa situação é tão ruim que a escolaridade média das pessoas com mais de 25 anos é a mesma do Zimbábue (7,2 anos). Para as crianças que ingressam na escola, a expectativa no Brasil é de que permaneçam em sala de aula por 13,8 anos. Na Austrália, são 20,6 anos. Que tal?