Artigos

13 ago 2007

A INADIMPLÊNCIA E O PÂNICO


Compartilhe!           

FENÔMENO ESPERADO
A fantástica crise originada pela enorme inadimplência que está em curso no importante mercado de hipotecas dos EUA, que por sua vez arrastou para baixo as bolsas do mundo todo, não é um fenômeno que possa ser considerado como algo inesperado.
ESPECULAÇÃO
O fato é que muita gente por lá, sem dinheiro para investir, mas ainda assim querendo ganhar dinheiro, resolveram levantar empréstimos nos bancos dando seus imóveis como garantia aos bancos emprestadores. Coisa que nada tem a ver, portanto, com operações de compra de imóveis.
FAZENDO AS CONTAS
Como os índices das bolsas americanas vinham subindo constantemente, os especuladores fizeram as contas e enxergaram ali a possibilidade de ganhar mais do que o custo das hipotecas impõem. E mais: além das ações, os imóveis também estavam subindo tanto, que em caso de algum insucesso nos investimentos especulativos, o valor de mercado de suas casas consolidaria ganhos indiscutíveis.
COMITÊS IRRESPONSÁVEIS
Com esta realidade percebida, muitas instituições que se supunham ser calejadas mostraram o contrário: cometeram o erro de concentrarem suas operações de empréstimos em créditos duvidosos. Duvidosos porque bastaria que o mercado de imóveis parasse de subir para que a corrente fosse desfeita e tudo viesse abaixo. É imperdoável, portanto, que os comitês de credito não considerassem esta grande possibilidade ao avaliarem dos créditos concedidos.
SOCORRO
Estas superconcentrações de créditos podres acabaram por levar à ruina algumas instituições grandes. Os tais títulos de créditos, diante do fenômeno mercadológico, não têm como serem saldados por um simples detalhe: no momento do pânico não há compradores para os imóveis que foram dados em garantia. Sem preço e sem transação imobiliária, não há valor de resgate para as cotas dos fundos detentores do imóveis. É para este tipo de socorro que os Bancos Centrais estão agindo.
INFLUÊNCIA
Diante do quadro turbulento não se espera tranquilidade a curto prazo. A volatilidade, portanto, passou a ser a lógica. Diante das notícias o mercado reage. Um dia as notícias são boas e o mercado melhora. Noutro piora porque mais gente se apresenta como vítima do naufrágio. Vamos viver, gente, ao sabor das ondas. Não tem outro jeito.
A CNI E A CPMF
Conversei hoje com o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, durante o almoço comemorativo aos 70 anos de fundação da Fiergs. Assim como nós, Monteiro Neto está convencido de que precisamos fazer grandes e constantes manifestações para tentar acabar com a CPMF. A última proposta, para bater o martelo, considerando aí a impossibilidade da extinção imediata, é a diminuição de 0,38% para 0,20% em 2008. E reduzir a alíquota, ano após ano, até a total extinção em 2011. Precisamos ajudar de todas as formas. Vamos?
BRITCHAM
O Lord Mayor of the City of London, Mr. John Stuttard, virá proferir uma palestra em Porto Alegre, no dia 22 de agosto, sobre os benefícios de um listing na Bolsa de Valores de Londres, e sobre os serviços financeiros que a Cidade de Londres oferece às empresas gaúchas interessadas em abrir seu capital e expandir seus negócios globais. Informações pelo e-mail: eventos.rs@britcham.com.br
TURISMO
As inscrições para o Programa de Qualificação em Boas Práticas de Hospitalidade, do Escritório Municipal de Turismo de Porto Alegre, foram prorrogadas até amanhã, 14 de agosto. O horário é das 8h30 às 17h30, na sede do escritório. Informações: (51) 3212 3464.
BANRISUL
Fantástico o lucro apresentado pelo Banrisul neste primeiro semestre de 2007: R$ 725,1 milhões, ou seja, 283,9% superior ao de igual período de 2006. Isto sem considerar o aumento de capital e a venda das ações, cujo impacto acontecerá no próximo período. A governadora Yeda Crusius se mostrava muito feliz no momento do anúncio do resultado, assim como o presidente do Banrisul, Fernando Lemos. Parabéns.
POSSE
Será no próximo dia 22 a posse da diretoria do SINMETAL - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do RS. Gilberto Petry foi reeleito presidente para o próximo triênio. Às 20h na Ass. Leopoldina Juvenil.