Artigos

11 set 2013

A EDUCAÇÃO E A MATEMÁTICA


Compartilhe!           

EDUCAÇÃO
Com um atraso monumental, só nos últimos meses a sociedade brasileira se deu conta de que os governos nunca deram a devida importância à EDUCAÇÃO. Pelo menos é o que dizem as faixas e cartazes de quem foi às ruas para protestar e exigir.
MATEMÁTICA
Pois, mesmo que o povo tenha saído às ruas para exigir mais EDUCAÇÃO, a maioria absoluta dos brasileiros continua dizendo que não gosta de MATEMÁTICA. Lamentável, porque o desenvolvimento do raciocínio lógico decorre do conhecimento desta matéria.
NOVE EM DEZ
Só para que tenham uma idéia do drama que o Brasil vive, em todas as pesquisas feitas até o presente momento sobre EDUCAÇÃO revelam, categoricamente, que de cada dez brasileiros nove simplesmente não se dão bem com os números. Melhor: não gostam da Matemática.
ALUNOS E PROFESSORES
Como grande parte da população brasileira (atualmente em 200 milhões de pessoas) passou, ou passa, por algum tipo de escola, isto significa que tanto alunos quanto professores engrossam o percentual de pessoas que não aturam a MATEMÁTICA. É, como se vê, um problema e tanto, não?Aliás, a EDUCAÇÃO FINANCEIRA básica, considerada como absolutamente necessária para a formação de qualquer cidadão, sequer faz parte do currículo escolar. Pode?
FALTA DE DISCERNIMENTO
De novo: as pesquisas (científicas) informam que só 10% dos brasileiros (algo como apenas 20 milhões de brasileiros) suportam a Matemática. Isto explica, com todos os requintes, a falta absoluta de discernimento do povo brasileiro. Povo que não desenvolve o raciocínio lógico é uma presa fácil dos seus predadores.
ORÇAMENTO
Ora, diante desta pura e indiscutível realidade, quem se propõe a falar sobre orçamento (tanto público quanto privado) deve saber que não será entendido. A explicação é simples: a maioria absoluta dos brasileiros exige gastos públicos maiores sem entender que despesas públicas são financiadas por impostos. Tudo porque falta o conhecimento da lógica, ou seja, da Matemática.
NA ECONOMIA E NO SOCIAL
Insisto: na economia, a importância da matemática é de tal ordem que quando se fala de produção, de crescimento econômico, de cálculos da renda nacional, de gráficos, etc., é preciso conhecer a matéria.Mais: a importância da matemática também acontece no social, onde a visualização dos problemas e soluções passam sempre pelo conhecimento dos números.