Artigos

03 fev 2017

A ECONOMIA É DINÂMICA


Compartilhe!           

ECONOMIA

Quando o assunto é ECONOMIA, por ser uma ciência dinâmica, que se move de acordo com o comportamento da produção, distribuição e consumo de bens e serviços, tudo que venha a ser dito e/ou repetido tem prazo de validade incerto. O que, por óbvio, torna o tema inesgotável. Mais ainda nos países onde há intromissão governamental, como é o caso, infelizmente, do nosso sofrido Brasil.

 


CURVAS SENOIDAIS

Ao natural, a quase totalidade dos gráficos que medem o comportamento de preços de qualquer produto ou serviço, graças à lei da oferta e da procura mostram curvas senoidais, com constantes picos e vales. Da mesma forma, aliás, como se comporta também o nosso coração, por força dos constantes batimentos. 


MERCADO PRISIONEIRO

Considerando que o CAPITALISMO não prospera onde o MERCADO é prisioneiro (caso do Brasil, repito), aí o que acontece é a ECONOMIA ficar à mercê das ações do GOVERNO. Isto ficou ainda mais claro quando o governo do PT, com Lula e Dilma, impôs a desastrosa MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA, que levou a ECONOMIA BRASILEIRA ao CAOS ABSOLUTO. 


ESCLARECIMENTO

Como o ESCLARECIMENTO requer uso constante da LÓGICA DO RACIOCÍNIO, e mesmo assim é preciso ser muito paciente e extremamente didático para ser melhor entendido, prefiro usar exemplos de países que adotaram MAIS LIBERDADE como instrumento de DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO.

Da mesma forma mostro o que acontece com a ECONOMIA nos países onde a LIBERDADE foi encolhendo ou mesmo suprimida.   


LEIS ECONÔMICAS

É mais do que notório que as leis -econômicas- que vigoram no nosso país, por força de governos interventores, não permitem que o Brasil se direcione para o crescimento e desenvolvimento. É extremamente importante e necessário que todos entendam que só poderá haver mais emprego quando as leis trabalhistas assim o permitirem. Não se trata da minha vontade, mas apenas da lógica. 

 


GASTOS DE GOVERNO

Da mesma forma, os GASTOS DE GOVERNO. Hoje, todos pagam impostos e a maioria dos recursos arrecadados vão, basicamente, para os bolsos e contas bancárias de PRIVILEGIADOS. Ora, isto só pode ser resolvido quando todos forem iguais perante a lei, como, aliás, está escrito na Constituição (embora não esteja sendo cumprido).

Mais: se todos os brasileiros devem dar a quota de sacrifício, todos devem receber o mesmo tratamento.  De novo: não se trata da minha vontade, mas, apenas, da lógica e da justiça.