Artigos

03 mai 2011

A CRUA REALIDADE


Compartilhe!           

INICIATIVA PRIVADA
A economia brasileira, aquela que realmente faz os produtos e presta serviços (leia-se aí a iniciativa privada, e mesmo assim com exceção dos mercantilistas sempre muito irresponsáveis), fez o máximo possível para apresentar um bom crescimento por algum tempo.
PARÊNTESES
Vai um parêntese: mercantilistas são, resumidamente, aqueles que: riem de todas as piadas e brincadeiras feitas por governantes e/ou políticos em geral; aplaudem todos os discursos proferidos por autoridades; adoram ser cooptados desde que obtenham vantagens ou qualquer tipo de subsídios para suas operações; e outras coisas mais...
CANSAÇO
Levando em conta que o setor público vem sendo tocado por governos altamente populistas, cuja norma é colocar grandes obstáculos no caminho do desenvolvimento, a economia já dá demonstrações de cansaço. Diante de tantos desmandos ela já se mostra cambaleante.
PERFIS
Sem dar a mínima pelota para a lógica que rege a boa governança, a boa administração, o governo, a cada dia que passa vai povoando as instituições públicas com o que existe de pior.Ou seja, quem não é incompetente tecnicamente, deve ser imoral nas atitudes. Ou, na maioria das vezes, ambos os perfis precisam estar presentes, infelizmente.
MISTURA PODRE
Ora, com esta mistura podre e explosiva, onde quem não presta ou rouba descaradamente ganha o direito de ocupar cargos importantes e participar das decisões de governo, o resultado só poderia ser este que estamos assistindo. Sem surpresas, portanto.
ATIVIDADES CARAS
Mergulhado em despesas absurdas e crescentes, as contas do país encarecem de forma incompreensível e exagerada em todas as atividades. Públicas e privadas. E como a farra precisa ser sustentada, nem a atual carga tributária, altíssima, está conseguindo dar conta do recado.
CONCLUSÃO ACACIANA
O alto déficit público e os índices da nossa bolsa de valores, aliás, provam que o quadro é complicado. Confirmam, de todas as formas, que esta minha conclusão é mais do que acaciana. Em números e letras. Detalhe: não aceitem, em hipótese alguma, por exemplo, que a revista Veja seja considerada como um meio de comunicação pessimista. Ela não faz jornalismo pobre, negativo, olhando para baixo, gente. Ela só informa, de forma transparente o que realmente acontece no nosso pobre País. Se você tiver estômago e nervos bem controlados sugiro a leitura da edição desta semana da Veja. Não vai ficar nada surpreso, certamente, mas vai entender o que se passa. De forma incontestável. Boa leitura.