Artigos

24 abr 2017

A CORRUPÇÃO É UM VÍCIO


Compartilhe!           

GRANDE INIMIGA DO BRASIL

Depois de tudo que a operação Lava Jato já escancarou, principalmente através de investigações e depoimentos de inúmeros delatores, a maioria do povo brasileiro dá sinais de que é preciso declarar guerra aberta e frontal contra a CORRUPÇÃO, já considerada, desde a primeira delação, como a grande inimiga do Brasil.  


GUERRA

Antes de tudo, no entanto, é preciso que todos tenham a mais plena consciência de que esta GUERRA, ainda que bem sucedida, não acabará  com a CORRUPÇÃO. O máximo que se pode esperar, se tudo der certo, é uma redução da taxa de CORRUPÇÃO e/ou do número absoluto de CORRUPTOS E CORRUPTORES. 


CULTURAL/EDUCACIONAL

O que precisa ser  levado em conta nesta vontade de atacar a CORRUPÇÃO é que, infelizmente, o povo brasileiro está muito fragilizado e sem força para largar o vício -comportamental- de -querer levar vantagem em tudo, ou quase tudo-. Este processo –cultural/educacional-, infelizmente, acabou se incorporando de tal forma ao tecido social brasileiro, a ponto de tornar muito difícil a sua remoção. 


LEI DE GERSON

Este mau comportamento, para quem não lembra, foi sendo incorporado à sociedade brasileira a partir dos anos 1970, com a famosa -Lei de Gerson-, cujo resultado foi um lamentável  sufocamento da consciência dos cidadãos, pois o -jeitinho- para driblar as dificuldades passou a ser considerado como normal, natural e legítimo.  

 


NOVO COMPORTAMENTO

Portanto, para que este mau comportamento seja substituido por outro, bem mais decente e correto, tudo vai depender do tempo que os brasileiros levarão para se convencerem, definitivamente, de que o tal de -jeitinho brasileiro- de conseguir o que pretendem, nada mais é do que CORRUPÇÃO.


CORRUPÇÃO

Resumindo: se não houver uma mudança comportamental, o sucesso da empreitada, ou da guerra, é praticamente nulo. Até porque CORRUPÇÃO não se define só por dinheiro -pago ou recebido- e muito menos pelo montante envolvido. A régua que mede o corrupto e/ou o corruptor não tem medida numérica, mas de comportamento, consciência e de caráter. 


SEMELHANÇA COM DROGAS

Aliás, a CORRUPÇÃO guarda muita semelhança com as DROGAS. A guerra contra as DROGAS, para que seja vencida, depende da vontade e da determinação do consumidor. O mesmo acontece com a CORRUPÇÃO: não havendo uma vontade explícita de largar o vício de se corromper, ou de ser corruptor, a guerra já estará perdida.