Artigos

11 nov 2009

A COBRA PICOU O DONO


Compartilhe!           

ENCONTRO DA IMPRENSA
A imprensa latino-americana como um todo, incluindo aí, por óbvio, os meios de comunicação do Brasil, mostrou neste último encontro da SIP - Sociedade Interamericana de Imprensa, em Buenos Aires, que foi picada pela cobra que criaram no seu próprio cativeiro.
INTERESSES
A coisa é muito simples, gente: quando os meios de comunicação se curvam aos interesses de regimes que se apresentam com propostas ditatoriais deve ter em mente que os ditadores, tão logo ganhem força, não mais admitem receber críticas da mídia.
PUXA-SAQUISMO
O que se viu, e o que ainda se vê com muita clareza, em vários países latinos, são atitudes de puxa-saquismo impressionante aos governantes que chegaram ao poder. Movidos pelos interesses de faturamento, através de polpudas verbas publicitárias, os meios de comunicação simplesmente se calaram no momento em que deveriam estar gritando. E o resultado aí está.
ATITUDES CONHECIDAS
Na Venezuela, mais que sabido, quando não há as costumeiras ameaças feitas por Chávez, uma ou outra emissora é tirada do ar. No Equador, idem. Em Cuba só existe imprensa oficial. E, na Argentina, o casal Kirchner dificulta, quando não impede, a circulação dos jornais locais.
POR AQUI
Aqui no Brasil, a situação ainda é um pouco melhor. Não chegou ao estágio dos neo-comunistas latinos. Mas, não se sabe até quando. O Estadão, como é bom lembrar, já está há mais de cem dias sob censura. O que pode se admitir é que o caminho a ser trilhado é por aí.
LIBERDADE
Como acompanhei, mesmo à distância, os temas discutidos na SIP, embora os representantes da mídia tenham deixado bem claro que estão preocupadíssimos com a falta de liberdade de imprensa, sugiro que leiam, ATENTAMENTE, Os Cadernos do Cárcere, de Antonio Gramsci.Lá está, no capítulo que fala do controle dos meios de comunicação, que a imprensa deve ser oficial. Palavras de Gramsci: Onde existe liberdade, não existe Estado. Que tal?
APAGÃO
Hoje não se fala outra coisa que não seja sobre o fantástico Apagão, que deixou às escuras mais de 50 milhões de brasileiros. No momento em que o país está sendo considerado Como A Bola da Vez, isto não é bom. Não é nada bom. Quem são os responsáveis? Quem?