Artigos

28 mai 2010

A CARGA TRIBUTÁRIA PRECISA AUMENTAR


Compartilhe!           

CORTE DE DESPESAS
Recentemente, o ministro Paulo Bernardo anunciou que o governo vai promover um corte de 10 bilhões de reais de despesas orçamentárias. A medida serviria como tentativa para acalmar a inflação além de perseguir o atingimento da meta de superávit primário. Isto, como podem ver mais adiante, infelizmente não vai acontecer.
REAJUSTE
Principalmente porque, neste momento, duas semanas após o anúncio, os jornais nos informam de modo categórico que o presidente Lula deve manter o reajuste dos aposentados que ganham acima do salário mínimo, em 7,7%, com o apoio irrestrito de 99% dos brasileiros que clamam pelo que chamam de justiça social.
SENTIMENTOS ABSURDOS
Como se vê, o Brasil abriga quase duzentos milhões de habitantes que não têm o mínimo de discernimento. Movidos por sentimentos absurdos de que o Estado pode tudo, não têm consciência do tamanho e do crescimento da despesa pública. Por isso o povo reclama desesperadamente dizendo que a nossa carga tributária é a maior do mundo assim como a taxa de juros.
BURACO
O curioso é que os aposentados se sentem totalmente satisfeitos quando recebem migalhas. Já que não estão nem aí para o real problema da Previdência deveriam fincar pé pedindo um reajuste de no mínimo 200%, que seria muito mais justo. Agindo como satisfeitos com os míseros 7,7%, mostram que a grande felicidade está em ver o país ir para o buraco.
REFORMA
Nunca estivemos tão necessitados de uma reforma geral na Previdência. Algo que acabasse com os atuais privilégios e oportunizasse escolhas individuais sobre aquilo que cada um quer receber no futuro. Mesmo diante da flagrante necessidade, nenhum candidato fala sobre o assunto. Pode?
CAPITALIZAÇÃO
Precisamos, definitivamente de um sistema de capitalização. Um sistema único, sem privilégios, onde cada pessoa contribuinte, (do setor público e privado) possa escolher o plano que mais lhe convém, de acordo com a sua vontade e seu bolso. Assim, os proventos seriam pagos pelos rendimentos das contribuições, e não mais pelo caixa do governo.
CARGA TRIBUTÁRIA
Volto a insistir que o Brasil, ao longo de seus 510 anos, nunca teve como hábito cortar despesas. Quando muito faz o anúncio de alguns cortes, mas a realidade informa que a tarefa jamais é executada. Daí a razão principal para a nossa enorme carga tributária. Que, pelo visto precisará ser aumentada, para atender as despesas que não param de ser aprovadas.