FREQUÊNCIA MENOR
Na medida em que o Ponto Crítico ganha mais leitores/assinantes fora do RS, mais importante se torna a abordagem de assuntos da esfera federal, do Brasil como um todo, e do mundo. Daí a razão para deixar de escrever com mais frequência sobre o que acontece no meu Estado.
EQUÍVOCOS
Mas, diante de algumas coisas absurdas que, infelizmente, só acontecem no RS, não posso deixar os meus leitores desinformados. Ou permanecendo com a velha, equivocada e falsa impressão de que os gaúchos são ou foram, por exemplo, mais politizados.
AOS PORÕES DA IDADE MÉDIA
Para festejar a entrada da primavera, considerada a estação das flores e da renovação, os políticos do RS resolveram mostrar o quanto são capazes de dar uma guinada radical em direção ao passado. Não um passado recente, gente. Um retorno aos porões da Idade Média, mais especificamente. A saber:
FÓRUM COMUNISTA
Em primeiro lugar, o Executivo Municipal de Porto Alegre, confirmou, pasmem, retorno do Fórum Comunista Mundial à Capital gaúcha. Ainda que o evento continue com a denominação de Fórum Social Mundial, de Social ele não tem coisa alguma. Uma volta fantástica ao passado.
POLÍCIA DISPENSADA
Em segundo lugar, o Judiciário deu um recado definitivo ao povo do RS: a polícia deve ser dispensada. Simplesmente porque os juízes entendem que não se deve prender criminosos quando não há mais vagas nos presídios. Ora, como os bandidos sabem disso estão bem à vontade para o que bem entenderem. A vanguarda do atraso.Além disso, pelas últimas notícias, a cada mês mais de 330 presos fogem do sistema semi-aberto gaúcho. Ainda não foram contabilizadas as fugas do sistema fechado, mas os números não devem ser muito diferentes.
INTERVENCIONISMO ARCAICO
Em terceiro lugar, o Legislativo gaúcho entendeu que estacionamentos privados são concessões públicas. Com vocação infernal para o intervencionismo, os deputados que compoem a CCJ da Assembléia, decidiram se intrometer nos estacionamentos dos Shopping Centers dizendo, com aquele ar celestial, o quanto e como deve ser o custo para alguém estacionar seu veículo.
ATRASO MONUMENTAL
Os parlamentares do RS, como se vê, ainda não compreenderam que estacionamento é uma operação comercial, e/ou de serviço, igual a qualquer outra. E que só ao consumidor deve interessar se vale a pena ou não frequentar este ou aquele shopping. É muito, muito atraso pro meu gosto.