Artigos

17 jun 2011

A CAMINHO DA VINEXPO


Compartilhe!           

OBRIGATORIAMENTE, PARIS
Lisboa ficou para trás. Já em Paris, onde faço uma parada quase que obrigatória para quem vem à Europa, parto com destino a Bordeaux, para participar da Vinexpo, cuja abertura acontece neste domingo.
VINHO NACIONAL
Paris, a exemplo de Lisboa, está pronta para o Verão 2011, com temperatura 17º e 26º Celsius. Com este ótimo clima, ou qualquer outro, milhares de turistas de todas as partes do mundo fazem a mesma coisa: ocupam espaços nos museus, parques, cafés e restaurantes. E, nas refeições mais demoradas, a bebida preferida é sempre o vinho. Nacional, obviamente.
NÚMERO CRESCENTE
Bem, como nos próximos editoriais o assunto principal é vinho, comecemos por uma constatação: a quantidade de rótulos e variedades é cada vez maior no mundo todo. E, como nem todos ganham fama entre os consumidores, cujo universo também cresce a cada ano, muitos vinhos sequer são degustados e/ou conhecidos. E nem seria possível face à limitação da produção.
QUALIDADE
Só porque os vinhos franceses gozam de grande prestígio e preferência, assim como os italianos, espanhóis e portugueses, para ficar só com esses, isto não significa que nestes países todos os vinhos sejam de alta qualidade.
CONHECEDORES E APRECIADORES
Antes de tudo, os verdadeiros conhecedores de vinhos são muito poucos. O que vem aumentando a cada ano (o que realmente interessa) são os apreciadores. São aqueles que, mesmo gostando de um determinado vinho não identificam as características originais da bebida nem mesmo depois de ler rótulo.
VINHO
Assim, vale dizer que o vinho, antes de tudo, é: apresentação, harmonização, paladar, gosto individual, preço, tradição, confiança e tudo mais que o consumidor elege para consumir.
VINEXPO
O que ninguém está mais aguentando é: 1- a grande chatice de quem fala muito sobre o que não sabe sobre vinhos; e, 2- a terrível carga tributária que o governo brasileiro tasca sobre as chamadas bebidas quentes. O que, aliás, torna muito caro o ato de comprar e tomar um bom ou um mau vinho no Brasil.Na segunda-feira, com a Vinexpo em pleno andamento, informo o que dizem os produtores, os críticos e, obviamente, os apreciadores. Bom final de semana!