Artigos Anteriores

THE VALE ? KAROO FARM

ANO XIV - Nº 007/14 -

REGIÃO DO KAROO

Conforme programado, ontem pela manhã parti para visitar a fazenda THE VALE, localizada na região Karoo, a 450 km da Cidade do Cabo, na direção que leva a Johanesburgo. A viagem foi ótima por dois grandes motivos: além da bela paisagem desfrutada em todo o trajeto, repleta de montanhas, a estrada é de excelente qualidade.

FAZENDA

A fazenda THE VALE, de propriedade do pecuarista, julgador e inspetor de cordeiros da raça Dorper, Mr. Gideon Vivier, fica a 30km de Beaufort West. A área, de 12 mil hectares, embora muito extensa, não consegue ser utilizada para a agricultura devido ao solo extremamente árido, onde chove menos do que 30 dias por ano.

ANIMAIS SELVAGENS

No entanto, além da criação de cordeiros da raça Dorper, cuja origem é sul-africana, as terras estão repletas de animais selvagens de várias espécies, como macacos (babuínos), lebres, veados, kudus, antílopes e gazelas, principalmente.Adaptados ao clima severo, com frio intenso no inverno e forte calor no verão, os bichos se alimentam exclusivamente da vegetação rasteira natural.

HOTEL FAZENDA

Para obter melhores retornos, Gideon transformou a The Vale num hotel fazenda. Atualmente, além das acomodações (21 quartos disponíveis) para turistas de lazer, o hotel fazenda está muito focado na atração de caçadores de animais selvagens.

CERCAS ALTAS

Para breve, o plano é aumentar o número de animais selvagens, que virão de vários países africanos. Para tanto já estão sendo construídas cercas suficientemente altas para impedir a fuga dos bichos mais saltadores.

NEGÓCIO CONTROLADO

Este tipo de negócio, absolutamente controlado para manter a preservação das espécies, tem crescido muito na região. Os caçadores, que usam rifles para abater os animais, pagam bem por tipo de animal abatido. De acordo com a vontade do caçador, a caça pode ser levada em várias formas (inteira ou carneada).

REMATE

Hoje, após ter passado a noite na silenciosa fazenda The Vale, e me deliciado com um gostoso café da manhã, rumo ao local do remate de cordeiros Dorper, que acontece nesta tarde. Maravilha, não?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • LIVRO
    Já esta a venda a segunda edição do romance \"O SINO DAS HORAS\" ( ED.EST , 235 PAGINAS. R$ 25,00) de Paulo Squeff Conceição, cuja obra teve seus direitos cedidos para o cinema.
  • WORKSHOP
    Os profissionais do RS poderão aprender estratégias de negociação baseadas no Program On Negotiation de Harvard sem sair de Porto Alegre. Nos dias 20 e 21 de outubro, o consultor Renato Hirata estará na capital, a convite da ADVB/RS, para ministrar o workshop Negociação Avançada. As inscrições para o curso se encerram no dia 30 de setembro.
  • CAIS MAUÁ
    A prefeitura está comprometida com a celeridade da tramitação do projeto de revitalização do Cais Mauá. Na tarde de ontem, 28, foi realizada reunião da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), integrada pelas diversas secretarias e órgãos municipais, com representantes dos empreendedores, para debater a conclusão do termo de referência, documento que reúne as diretrizes técnicas fundamentais à elaboração dos estudos de impacto pela empresa. Na entrega do projeto pela concessionária ao município, em 12 de setembro, o prefeito José Fortunati assumiu o compromisso de liberar a primeira etapa do projeto em 30 dias.
  • PRÊMIO
    A Famastil Taurus Ferramentas, de Gramado (RS), foi uma das empresas destaque na edição de 2011 do Prêmio Febramec de Meio Ambiente. O case premiado da Famastil foi o martelo de aço, produto que apresenta cabo feito de materiais recicláveis, provenientes de resíduos gerados por fábricas de calçados da região.

FRASE DO DIA

Chega sempre a hora em que não basta apenas protestar: após a filosofia, a ação é indispensável.

Victor Hugo