Artigos Anteriores

SOU POLITICAMENTE INCORRETO

ANO XIV - Nº 007/14 -

EL PAÍS

Quando o jornal espanhol El País publicou um artigo dizendo que os brasileiros, diante de tantos atos de corrupção praticados em todos os níveis de governo, não mostram qualquer tipo de reação, faltou dizer os motivos para tanto silêncio. Que até certo ponto significa concordância com a falta de ética e à hipocrisia.

COMPORTAMENTAL

O fato é que a única educação consistente e decisiva, que cada brasileiro recebe desde os primeiros anos de vida, é comportamental. Independente de saber ler e escrever, o mais importante é que o povo seja POLITICAMENTE CORRETO.

CULTURA

Essa cultura, que se traduz pela enorme passividade do povo, nada mais é do que a extração das glândulas que estimulam a produção de atitudes de indignação coletiva. Daí o fato de ninguém se interessar por movimentos contra atos de corrupção e/ou crimes de desvio de dinheiro público.

DÉCADAS, SÉCULOS OU MILÊNIOS

Ora, tudo aquilo que já entrou na mente das pessoas pela via cultural, não se remove com facilidade. Aí, só uma nova cultura consegue expulsar a antiga. Isto, no entanto, exige décadas, séculos e até milênios, dependendo da ênfase dada pelos meios de comunicação.

EXCEÇÃO

Como existindo a regra existe também a exceção, desde a época que ainda cursava o ensino médio percebi que as minhas atitudes me faziam ser um indivíduo POLITICAMENTE INCORRETO. Tudo porque aquilo que defendo nas pequenas rodas é exatamente igual em todas as plateias.

PERDA DE PRIVILÉGIOS

Desde cedo entendi, claramente, que ser POLITICAMENTE CORRETO significa ser falso, mentiroso. Gente em quem não se pode confiar.Na prática os chamados CORRETOS POLITICAMENTE são aqueles que dizem, em público, o que jamais aprovam quando falam à boca pequena. A maioria alega que a sinceridade é inoportuna. Oferece risco de perda de cargos, benefícios ou privilégios. Presentes e futuros.

CHORAM EM CASA E RIEM NAS RUAS

Os POLITICAMENTE CORRETOS, infelizmente, não querem participar de atos ou movimentos de indignação. Choram dentro de casa e riem nas ruas. Agem, enfim, por puro interesse, para obter projeção social e/ou ficar de bem com todos. Nas platéias é possível distinguir claramente essa turma. São aqueles que batem palmas para coisas que, normalmente, mereceriam vaias.Como faço parte do reduzido número de inconformados públicos, e sempre adotei um único comportamento, independente do resultado que venha a colher, acabei sendo rotulado como POLITICAMENTE INCORRETO. Enquanto isso, a CLAQUE dos falsos lotam as platéias com o propósito de homenagear políticos, com aplausos, premiações e distinções. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • EXPOAGAS
    A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) prorrogou as inscrições para os interessados em participar da 30ª Convenção Gaúcha de Supermercados ? Expoagas 2011, até amanhã, 16 de agosto. As inscrições podem ser realizadas no site (www.agas.com.br) ou na sede da entidade (Rua Dona Margarida, 320 ? Porto Alegre). Não há taxa para os proprietários ou colaboradores de supermercados, restaurantes, farmácias, padarias, açougues, hotéis, bazares, agropecuárias, hospitais ou lojas de conveniências. A Expoagas 2011 acontece de 23 a 25 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS.
  • ECONOMIA GLOBAL
    A economia global está se dirigindo para uma -nova zona de perigo- que requer forte ação política se a meta é restaurar a confiança, afirmou o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.O executivo disse que a compra de títulos das nações afetadas pela crise da zona do euro irá apenas resolver problemas de liquidez de curto prazo. Ele realçou a necessidade dos líderes de aprovarem reformas estruturais e medidas para aumentar a produtividade e o livre comércio para que o crescimento global retorne. Ouviu bem, Dilma?
  • AEROMÓVEL
    Hoje, 15, foram iniciadas as obras do Aeromóvel que interligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A implantação do Aeromóvel é uma construção inédita no País. O trajeto será percorrido em cerca de 90 segundos, facilitando o acesso dos usuários. A obra conta com a execução da via elevada de 998 metros e dois veículos: um de 150 e outro de 300 lugares. O transporte terá ar-condicionado, acessibilidade universal, espaço para bagagens e portas automatizadas. Ufa!
  • MERCOPAR
    Realizada desde 1992, com o objetivo de proporcionar o cenário ideal para a efetivação de negócios nos setores de Automação Industrial, Borracha, Eletroeletrônico, Energia e Meio Ambiente, Metalmecânico, Movimentação e Armazenagem de Materiais, Plástico e Serviços Industriais, a Mercopar vai reunir mais de 500 expositores. O evento acontece de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

FRASE DO DIA

Uma consciência pura ri da calúnia mentirosa.

Ovídio